terça-feira, 30 de junho de 2009

CHÁ VERDE PARECE PROMISSOR NO COMBATE AO HIV


Os benefícios do chá verde derivam de uma substância chamada epigalocatequina galato, ou EGCG. O EGCG é um flavonóide, um componente que dá ao chá verde sua cor e possui propriedades anticâncer, antimicrobianas e antiinflamatórias. Medicamentos contra câncer baseados em EGCG já estão passando por testes clínicos.

Em experimentos realizados na Faculdade de Medicina Baylor e da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, a bebida bloqueou a capacidade do vírus da Aids de capturar e destruir as células do sistema imunológico.

Há pelo menos uma década, os pesquisadores sabem que a molécula do EGCG inibe a progressão do HIV em experimentos de laboratório -mas ainda não entendiam precisamente o motivo. Agora os cientistas mostram como a molécula do EGCG se liga ao exato ponto em que o HIV precisa infectar uma célula T saudável . O estudo deles está disponível online no "Journal of Allergy and Clinical Immunology".

Mesmo com estes estudos, não está indicado o aumento da ingestão do chá verde como prevenção da AIDS , explica Rui Dammenhain, especialista em vigilância sanitária: caso seja comprovado sua eficácia, o principio ativo será incorporado no coquetel anti AIDS , explic a Rui.

Nenhum comentário: