sexta-feira, 24 de julho de 2009

REMÉDIO NATURAL PARA A GRIPE, CHÁ DE SUCUPIRA TAMBÉM MELHORA ARTRITES E ARTROSES

Dra. Sylvana Braga*

No inverno, quando os dias frios deixam as pessoas mais susceptíveis a gripes e resfriados, os campeões em medicação são os anti-inflamatórios. Só que o que muitas pessoas não sabem é que eles provocam diversos efeitos colaterais. Uma boa alternativa é recorrer ao que a natureza nos oferece, como o chá de sucupira, planta típica das matas brasileiras, que, além de ser excelente para problemas de infecção de garganta, devido a sua ação antibiótica, atua nas articulações, melhorando as artrites e artrose.


O chá de sua semente também é indicado como antiviral, para a rouquidão, asma, infecções de ovário e útero, diabetes, excesso de ácido úrico e gastrites.

Sobre a planta:
Também chamada de bowdicha virgiloides, é uma árvore encontrada em diversos lugares do Brasil Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins , Goiás e Mato Grosso do Sul. Nas regiões de cerrado, mata atlântica, e da floresta semidecídua.
A floração se dá de agosto a setembro e sua flor é azul arroxeada, em sua árvore que mede de 15 a 16 metros e suas sementes são achatadas.

*Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) - Médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra e autora do livro "Dieta ortomolecular - o segredo de rejuvenescer em total harmonia"

Nenhum comentário: