terça-feira, 10 de novembro de 2015

PROPRIEDADES DA ABÓBORA















Abóbora
Um segredinho revelado



Alguns anos atrás, um meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que 
eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídeos e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.
http://blogdoprofessorari.blogspot.com.br/2016/06/consultoria-de-alto-nivel-pacotes-de.html 
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!

 
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". Com um sorriso, ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".

 
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!

 

Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!" Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico, espírita. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados. Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.

Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, tire 100 gramas da da abóbora sem a casca, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, quinze a vinte minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açucar!).

 

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso.

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.


Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Se for o seu caso, experimente e constatará o resultado.


Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina. Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.


ABÓBORA

É uma hortaliça da família das cucurbitáceas, originária da América Central. sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, substância que, no organismo, é transformada em vitamina A, que combate os radicais livres, moléculas que alteram o código genético das células, causando o câncer.
A abóbora tem formato e tamanho diferentes conforme a variedade, mas sua forma mais comum é a redonda, um pouco achatada nas partes superior e inferior. Em geral, tem a pele lisa e a aparência de gomos. Dela aproveita-se tudo: casca, sementes e polpa.


Curiosidade

Prepare um tira-gosto delicioso com as sementes da abóbora. Lave bem as sementes e salgue-as. deixe secar por 24 horas e leve ao forno para tostar. Muito digestiva, a abóbora possui propriedades laxantes e adstringentes. Cozinhe a abóbora em pedaços grandes com casca e depois aproveite a casca cozida fazendo farofa ou misturando-a no arroz ou carne moída. Temperos que combinam com abóbora: sal, cebola, alho, açúcar, pimenta, noz moscada, canela, gengibre.


Valor Calórico

100 gramas de abóbora cozida fornecem 40 calorias.


Como Comprar

Não compre abóbora com casca amolecida, suja ou manchada, ou que apresente polpa amolecida, mofada ou com manchas.


Como Armazenar

Dura cerca de 3 meses em local fresco e seco, se inteira. Caso a abóbora esteja picada, convém guardá-la na gaveta inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos, por até uma semana.


Como Preparar

Deve ser consumida cozida, em salada, refogada, em ensopados, sopas, compondo com outros legumes e purês. Dela também se faz doces diversos, sucos, pães, bolos, pudins. Pickles de abóbora fica muito bom.


"Propriedades Nutricionais da Abóbora"

Originária da Guiné, a abóbora chegou ao Brasil no século XVI, pelas mãos dos portugueses. Hoje, é muito conhecida em todo o país, e chamada por diferentes nomes, como jerimum, no Norte e como moranga, no Sul. Cultivada em quase todo o país, é um alimento muito especial, pois dela quase tudo se aproveita, menos as cascas. Por isso, apesar de geralmente termos o costume de aproveitar o miolo - em pratos como saladas, sopas, purês, nhoques - é bom saber que até suas sementes, quando tostadas e temperadas, podem ser servidas como aperitivo. Já as pontas de suas folhas dão um toque especial às sopas e fazem boa parceria com a farinha de milho. Suas flores harmonizam-se com omeletes e ficam uma delícia quando preparadas à milanesa. Com o seu miolo são feitos deliciosas saladas, cozidos, refogados, sopas, purês, nhoques, pães, bolos e doces secos ou cremosos e servem para rechear massas, pastéis e rocamboles.

 
Além disso, faz boa combinação com os assados e uma dupla imbatível quando se junta à carne-seca. Sua casca funciona como recipiente do brasileiríssimo camarão na moranga e suas sementes transformam-se em um tira-gosto muito saboroso para acompanhar a cerveja gelada. Para isso, basta lavá-las, salgá-las, deixá-las secar por 24 horas e tostá-las no forno por aproximadamente 40 minutos, mexendo de vez em quando para que fiquem torradas por igual.


"Propriedades e Indicações"

Entre as propriedades da abóbora estão ser Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante. Indicações: A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas é indicado em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um excelente vermífugo, principalmente para crianças. É tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos.
 

Os frutos devem apresentar-se com a casca sem brilho. Casca com brilho indica que estes foram colhidos muito novos, não amadurecerão totalmente e são de menor qualidade quando comparados aos frutos totalmente maduros. Prefira frutos sem machucados e ferimentos e sem sinais de mofo ou podridão.
Manuseie os frutos com cuidado. Apesar de parecerem resistentes ao manuseio, os frutos apodrecem mais rapidamente a partir dos pontos onde foram machucados, mesmo que não sejam aparentes. A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro.
 

A abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes (vitamina C, E e betacaroteno (provitamina A). Possui também boas quantidades de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5, fibras e os minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.Devido ao seu grande conteúdo de betacaroteno (provitamina A), seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração, derrame e cataratas Suas sementes, para os índios Cherookee, podem curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres desde que servidas em chás.
Na Índia, a polpa da abóbora colocada diretamente sobre a testa alivia dores de cabeça e, nas Filipinas, o caldo do pé de abóbora é recomendado na cura de dores de ouvido. Tem alto valor nutritivo, contém caroteno, um elemento ótimo para fortalecer a visão, vitaminas do complexo B e sais minerais. O suco retirado das flores é digestivo: as sementes são vermífugas, mas com efeito lento, e quando trituradas fornecem um suco refrigerante, próprio para os períodos de febre e nas inflamações das vias urinárias como cistite e hipertrofia prostática.


*Dr.Edson Credidio - Médico Nutrólogo, Título de Especialista em "Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos" pela Unicamp , Coordenador do Sistema Nutrosoft , Coordenador do Selo ABRAN , Diretor da ABRAN, Professor de Dietoterapia da USP-RP,Membro da International Colleges for the Advancemente of Nutricion-USA, Membro do Comitê Cientifico da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais.


Vejam também :





10 de nov de 2015, 





















14 de set de 2016, 



















IMPERDÍVEIS A POSTAGEM QUE BOMBOU NO LINKEDIN : Jovens talentos demitidos e Dinossauros mantidos






Palestras e Treinamentos com o Palestrante e Consultor Ari Lopes

  • Palestra Ética Empresarial
  • Palestra para Vendas e Marketing
  • Gestão e Liderança com Ética
  • Capacitação de Analistas Financeiros e de Negócios
  • Melhores Práticas em Vendas
  • Preparando líderes
  • Desenvolvendo Estratégias com SWOT Analysis
  • Organizações de Alta Performance
  • Gestão em tempos de crise
  • Controladoria de Negócios





Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br










7 comentários:

Lina disse...

Brigada pela informação!
É muito valiosa.
Parabéns!

Anônimo disse...

Correspondeu as minhas expectativas. Vou consumir com mais frequencia, inclusive como suco para o desjejum.
Aureo Fernandes
Iguaba Grande / RJ

Anônimo disse...

Tenho meus níveis de colesterol e triglicerídeos totalmente alterados, não adianta fazer exercícios e me alimentar bem, pois é genetico, vou comessar a tomar este suco daqui a um mes posto o resultado do exame. só fiquei na dúvida o tanto de agua que mistura com as 100g de abóbora.

Robert
robertferreira@uol.com.br
rio de janeiro rj

solange valente disse...

Eu e meu marido começamos a consumir e o faremos por 30 dias, ele está com as taxas de triglicerideos e ácido úrico, assim como o colesterol alterados, as minhas estão normais, mas para incetivá-lo estou fazendo uso, após os 30 dias, faremos exames para verificar o resultado.

Barttira disse...

Super legal! Muito útil .

Anônimo disse...

Parabens pela materia, muito valiosa. Além é claro de nos ajudar a alimentarmos bem e consequentemente vivermos melhor... abraço a todos! Ed

Anônimo disse...

Adorei ! não sabia que a Abobora tinha tantas qualidades , tenho problema de sangue todo mês tenho que fazer TP pra ver o inr do sangue as vezes tá bem as vezes não !
Mas vou fazer essa receita de suco pela manhã vamos ver se mês que vem o resultado vai ser mais positivo . agradeço de coração pelas informações .