segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ACADEMIAS DE GINÁSTICA VIVEM MOMENTO "HIGH TECH"

Novas tecnologias empregadas em equipamentos aumentam a procura de alunos e oferecem fusão inédita entre exercício e entretenimento

O histórico da atividade física remonta à era pré-histórica, quando os exercícios detinham um papel importante na sobrevivência do homem - expressada, principalmente, pela necessidade de atacar e defender-se. Indícios apontam que a civilização grega foi a grande responsável pelo surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas. A partir daí, a ginástica não parou de evoluir - adquirindo novas categorias, modalidades e finalidades. Há alguns anos, a ginástica de academia - dita como uma das formas mais populares da prática do exercício físico -, vem ganhando cada vez mais apoio da tecnologia, que resulta em equipamentos de última geração e recursos antes inimagináveis. Em Curitiba, a Carpe Diem Academia é referência quando o assunto é modernidade e novas tecnologias empregadas no setor. "A nova geração de aparelhos garante uma boa estrutura para que os alunos trabalhem seus corpos de maneira segura e eficiente", avalia a empresária e proprietária da academia, Ana Maria Ramon.

Uma das mais recentes aquisições da Carpe Diem são as esteiras para caminhada que têm, entre as características principais, a interação com aparelhos iPod. O princípio da funcionalidade é simples: basta que o iPod do usuário seja conectado em uma entrada específica da esteira para que os vídeos sejam reproduzidos em uma tela LCD de 15 polegadas. Esse recurso permite que os usuários das esteiras personalizem o momento do exercício com trilha sonora e vídeos conforme suas preferências, o que torna a série mais agradável. Além disso, o sistema protege o iPod do aluno contra choques e vibrações.

Paola Palú Fiorin, coordenadora técnica da Carpe Diem, afirma que as aulas de corrida apresentaram um aumento de participantes de 70% após a chegada das novas esteiras. Os equipamentos também têm telas touch screen, gravação do treino em conexão USB, paisagens dos programas de exercícios, capacidade de captar TV, treinador virtual e séries pré-montadas de treinos. Durante a prática da caminhada ou corrida, a plataforma aciona um sistema de absorção de impacto que representa o máximo avanço em termos de durabilidade e conforto. Nesse caso, oito amortecedores asseguram o abrandamento por toda a superfície, independentemente do peso do usuário. Monitoramento dos batimentos cardíacos, baixo nível de ruído e sensor de passos (que pára automaticamente o sistema quando o usuário deixar o equipamento) são outras características das esteiras da Carpe Diem.

Em relação aos resultados conquistados por meio dos exercícios, há um maior aproveitamento da corrida indoor em aparelhos modernos. Os atrativos tecnológicos fazem sucesso, mas também exercem influência na saúde dos usuários. O sistema de amortecimento protege as articulações dos joelhos e quadris de grandes impactos. Em relação à queima de calorias, os programas pré-estabelecidos na esteira auxiliam nos efeitos alcançados quando o objetivo é a perda de peso. "É possível escolher entre programas mais ou menos severos", explica Ana Maria.

A indústria de equipamentos de fitness também voltou seus esforços para os aparelhos de musculação e aeróbica. Os modelos de bicicletas ergométricas e para trabalhos de musculação, por exemplo, têm experiência de uso inovadora, elementos inteligentes e design para fácil manutenção. Para a empresária, as propriedades avançadas dos equipamentos tornam sensíveis as diferenças entre malhar hoje e há anos atrás. "Os avanços são perceptíveis na prática do exercício, no conforto e nos resultados alcançados", finaliza a empresária.

Nenhum comentário: