FONTE: http://www.buzzle.com/articles/what-is-an-antioxidant.html


Frutas, legumes, especiarias, legumes, nozes e grãos inteiros são alguns dos mais importantes alimentos ricos antioxidante. Saiba mais sobre os alimentos que contêm antioxidantes lendo este artigo.
Os antioxidantes são substâncias que podem evitar a oxidação de outras substâncias. É verdade que as reações de oxidação são essenciais para diversos processos de vida. Mas tais reações produzem substâncias oxidativas ou radicais livres, que pode ser denominados como subproduto de várias reações de oxidação. Os radicais livres são altamente reativos, e eles podem iniciar reações em cadeia que eventualmente pode danificar as células do corpo. Os radicais livres também pode inserir o corpo humano do ambiente externo, tais como, da poluição, alimentos não saudáveis e fumaça de cigarro.

Para estabilizar os radicais livres e impedir que suas reações de oxidação, o corpo humano produz algumas enzimas antioxidantes como a glutationa, superóxido dismutase, catalase. O que fazem estes antioxidantes ou enzimas antioxidantes é que eles próprios obter oxidados e ligam com os radicais livres, a fim de estabilizar ou neutralizar os radicais livres. A falta de suficiente antioxidantes no corpo pode causar dano oxidativo, que por sua vez pode levar a vários problemas de saúde. Esta é a razão por que é tão importante para a saúde humana incluindo suficiente alimentos ricos de antioxidantes na dieta.

Alimentos ricos com antioxidantes

Existem vários tipos de antioxidantes, que são produzidos por plantas e animais. Alguns dos mais importantes antioxidantes são vitaminas como, vitamina A, C e E, o hormônio melatonina, enzimas, como a glutationa, superóxido dismutase e catalase, Carotenóides, como alfa e beta-caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina, flavonóides, flavonas, flavonols, flavanones, isoflavonas, antocianinas, ácidos fenólicos, ácido cítrico, ácido oxálico, ácido úrico, quercetina e minerais como, selênio e manganês. Vários alimentos como, legumes, frutas, grãos integrais, legumes, nozes, sementes e peixes podem conter estes antioxidantes. Estes alimentos ricos antioxidantes são explicados abaixo.

Legumes
Os vegetais são um dos melhores alimentos antioxidantes. Legumes, especialmente aqueles com cor forte contêm um nível muito elevado de vitaminas antioxidantes e compostos. Legumes que são considerados como boas fontes de antioxidantes são
•Brócolis
•Cenouras
•Tomates
•Squash
•Green peppers
•Espinafre
•Abóbora
•Batata-doce
•Cebola
•Pimentas
•Alho
•Salsa
•Espargos
•Beterraba
•Repolho
•Couve de Bruxelas
•Kale
•Alcachofra
•Pepinos
Frutas frescas e secas
Como legumes, frutas são uma excelente fonte de antioxidantes. Gosta de frutos, bagas e uvas são consideradas como os melhores alimentos ricos antioxidante. Fresco e frutos secos contêm vitaminas antioxidantes como vitamina c e A, juntamente com compostos antioxidantes como ácidos fenólicos, flavonóides e carotenóides. Presença de todas estas substâncias antioxidantes faz frutas um da maioria dos antioxidantes alimentos ricos. Os frutos que são considerados alimentos antioxidantes ricos são:
•Amoras
•Blueberries
•Morangos
•Framboesas
•Groselha preta
•Mirtilos
•Cranberries
•Kiwis
•Goji berries
•Açaí bagas
•Abacaxi
•Uvas
•Cherry
•Orange
•Toranja
•Datas
•Ameixas
•Passas
•Damascos
•Ameixa
•Maçãs
•Mangas
•Pêssegos
•Melão
•Melancias
•Limão
•Peras
Todo grãos e leguminosas
Lado de frutas e legumes de antioxidante, legumes e cereais integrais são os alimentos ricos em antioxidantes. Na verdade, como legumes, feijão vermelho e pequenos grãos vermelhos são bastante elevados teor de antioxidantes. Grãos integrais também podem fornecer uma quantidade significativa de antioxidantes, especialmente vitamina E. São dadas abaixo os grãos integrais ricos antioxidante e leguminosas.
•Aveia
•Cevada
•Milho
•Millets
•Wheatgerm
•Pequenos grãos vermelhos
•Soja
•Feijão Pinto
•Feijão vermelho
•As lentilhas
•Grão de bico
•Ervilhas
Outros alimentos ricos em antioxidantes
Para além dos alimentos antioxidantes ricos mencionados acima, muitos outros alimentos como, nozes, sementes, óleos vegetais, especiarias, ervas e certas bebidas podem fornecer alguns dos compostos realmente poderoso antioxidante. Estes alimentos ricos antioxidantes são:
•Cominho
•Açafrão
•Orégano
•Cravo
•Canela
•Cardamomo
•Sementes de mostarda
•Basil
•Coentro
•Sage
•Tomilho
•Hortelã-pimenta
•As nozes
•Amendoim
•Avelãs
•Pecans
•Amêndoas
•Cajus
•Nozes de macadâmia
•Pistácios
•Cacau
•Chá, especialmente o chá verde
•Café
•Sementes de girassol
•Flaxseed
•Óleo de fígado de peixe
•Carne vermelha
•Ovos
•Frango
•Turquia
•Peixes, crustáceos e moluscos
Assim, estes são alguns dos alimentos ricos importante antioxidante. Não é possível incluir todas elas em sua dieta diária, mas mesmo algumas inclusões podem fornecer suficiente antioxidantes para minimizar o dano oxidativo causado pelos radicais livres, que é o principal benefício de antioxidantes. Isso, por sua vez, pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças e distúrbios como doenças cardíacas, câncer, degeneração macular, a doença de Alzheimer e de Parkinson. Alimentos ricos em antioxidantes também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. O conteúdo de antioxidantes ou força antioxidante de vários alimentos é medida com a ajuda de valor ORAC. ORAC significa "capacidade de absorvância radical de oxigénio" e os vários alimentos ricos em antioxidantes são classificados de acordo com seu valor ORAC. Gostam de legumes, como pequenas vermelhos kidney beans, especiarias, cravo, canela, orégano e açafrão, bagas e certas ervas e legumes são alguns dos alimentos com alto valor ORAC.
Por chandramita Bora
Publicação: 24/11/2010

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