terça-feira, 29 de março de 2011

Meditação

Mais de 500 estudos mostram que a  Meditação Transcendental  combate doenças relacionadas com o estresse, torna as pessoas mais saudáveis e reduz custos médicos em até 13% ao ano. A meditação reduz Internações com câncer em pelo menos 55%. A melhoria na saúde é mais significativa para grupos com mais idosos. Em termos de redução dos custos com cuidados de saúde, pessoas com o pior saúde mostram o maior benefício com a aprendizagem meditação trancedental.   ( Fonte: http://www.alkalizeforhealth.net/meditation.htm )

Marcelo Saad, em artigo publica em Veja, diz:

"A meditação possibilita um restabelecimento do equilíbrio da atividade cerebral e, consequentemente, do organismo."


Do blog Luz de Gaia, separei:

A meditação é a arte de se olhar a si mesmo por meio de uma postura física e mental. Este olhar sobre o caos que nos habita permite-nos não sermos tolos e apaziguar o fluxo desordenado do mental. Portanto, o ato de meditar permite curar o espírito. Vejam a postagem completa; Blog Luz de Gaia

Em WIKIPEDIA encontramos:

"Duração
Vinte a trinta minutos é provavelmente a duração típica de uma sessão de meditação. Praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolongam com o tempo.


Objetivos
Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.

Variantes
Existem métodos que vem conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida o zhan zhuang, devido a sua simplicidade e eficiência é muito praticada na China e Europa. É facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.

Contexto


Chakras, centros de energia cultivados na meditação segundo a tradição Tantra.A divulgação das práticas de meditação no mundo contemporâneo recebeu uma grande contribuição das técnicas milenares preservadas pelas diversas culturas tradicionais do oriente.

Uma das escolas em que ela evoluiu independentemente foi o Sufismo.

Nas filosofias religiosas do oriente, como, Bramanismo, Budismo e suas variações como o Budismo Tibetano e Zen, Tantra e Jainismo, bem como nas artes marciais como I-Chuan e Tai Chi Chuan, a meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o vazio interior.  "


Eu vejo a meditação como uma forma de conectar mente, corpo e universo. A meditação é o caminho para harmonia, equilíbrio e uma excepcional ferramenta para combatermos a ansiedade e stress. A meditação é um método ecumênico, pois não é propriedade de religião nem de filosofia alguma, apesar de serem práticas  mais comuns em algumas religiões e filosofias orientais, principalmente as orientais.

Meditar é dar oportunidade para o nosso interior centrar-se, bem como buscar alívio para a tensões e estresse que o mundo moderno nos impõe. Em momentos de meditação podemos também receber insights, encontrar soluções para questões que nos afligem.

Inspirado na meditação eu preparei essas duas postagens:

FALE COM O SILÊNCIO
É PRECISO


Vejam também: http://www.casadobruxo.com.br/textos/magia83.htm

Conheçam meu Blog Profissional, a REDEBICHOS e o Sites Treino Total ( Fitness ) e Mundo Total ( Loja Eletrônica )

http://blogdoprofessorari.blogspot.com/
http://treinototal.com.br/
http://redebichos.ning.com/
http://mundototal.com.br/









 



Nenhum comentário: