sábado, 12 de outubro de 2013

CORRIDA RESPIRE SÃO PAULO ALERTA PARA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

... 
Marca a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias

Médicos pneumologistas prestarão serviços como espirometria para medir a capacidade respiratória, oximetria, que mede a quantidade de oxigênio no sangue, e monoximetria, aferindo a concentração de monóxido de carbono expirado no pulmão, além do questionário de sintomas respiratórios e dependência do tabagismo

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia promove a III Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias, com uma série de ações educativas à população e comemora também o Dia do Pneumologista, em 2 de junho. Serão atividades físicas e realização de exames para esclarecer aos cidadãos sobre as doenças mais frequentes, como asma, DPOC, câncer de pulmão, entre outros.

Em 30 de maio, abrindo a Semana, acontece a Corrida Respire São Paulo - Circuito de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo - etapa Perus. A largada, na Praça do Samba, está prevista para às 8h. Todos os inscritos, seja para o percurso de 5 km, ou para a caminhada de 2,5 km, receberão no dia kits com número de inscrição e camiseta.

Além da corrida uma tenda no local oferecerá a realização de espirometria para medir a capacidade respiratória, oximetria, que mede a quantidade de oxigênio no sangue, e monoximetria, que afere a concentração de monóxido de carbono expirado no pulmão, além do questionário de sintomas respiratórios e dependência do tabagismo.

Consideradas importantes causas de mortalidade, as doenças respiratórias fazem centenas de milhões de vítimas desses males em todo o mundo. Uma criança no mundo, com menos de 5 anos, morre a cada 15 segundos por pneumonia. Mais de 250 mil mortes/ano de pacientes asmáticos são atribuídas ao tratamento inadequado. Estes números são ainda mais alarmantes nos países subdesenvolvidos.

"A ideia é levar a campanha também à periferia da capital paulista, conscientizando a população sobre a importância da prevenção e tratamento precoce das doenças respiratórias, associando atividade física como aliada. É uma oportunidade de difundir a prática esportiva e seus benefícios, entre tantos outros, à saúde pulmonar", comenta dra. Jaquelina Ota, presidente da SPPT.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sub-prefeitura de Perus, pessoalmente, à Rua Ylídio Figueiredo, 349, ou pelo site www.ativo.com, de 24 a 28 de maio.

Lei Estadual

Desde 2008, comemora-se a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias na primeira semana de junho, conforme Lei nº 12.749. Já o Dia do Pneumologista, em 2 de junho, foi instituído em 2007 pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nenhum comentário: