quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Depressão - Sintomas , Causas e Diagnósticos



Nota do Blog: O artigo abaixo é uma tradução livre do excelente site do National Intitute of Mental Healthy.

Ao final do artigo faço uma recomendação para o tratamento da Depressão.

 

A depressão é mais do que apenas sentir-se triste ou passando por uma fase difícil. É uma condição de saúde mental grave que requer compreensão, tratamento e um bom plano de recuperação. Com a detecção precoce, diagnóstico e um plano de tratamento que consiste em medicação, psicoterapia e muitas vezes mudanças no estilo de vida, muitas pessoas melhoram. Mas quando não tratada, a depressão pode ser devastadora, tanto para as pessoas que a têm e para suas famílias.

Algumas pessoas têm apenas um episódio na vida, mas para a maioria das pessoas a depressão é recorrente. Sem tratamento, os episódios podem durar de alguns meses a vários anos. Pessoas com depressão grave pode se sentir tão desesperada que correm o risco de se suicidarem

Estima-se que 16 milhões de adultos americanos, quase 7% da população no ano passado tiveram pelo menos um episódio depressivo. Pessoas de todas as idades e de todas as origens raciais, étnicas e sócio-econômicas podem sofrer de depressão, mas afeta alguns grupos de pessoas mais do que outros. As mulheres são 70% mais propensas que os homens a sofrer de depressão, e os adultos jovens com idades 18-25 são 60% mais propensos a ter depressão do que as pessoas com 50 anos ou mais velho.

Obter uma avaliação abrangente é importante. Problemas médicos subjacentes que podem imitar um episódio depressivo maior, efeitos colaterais de outros medicamentos (como beta-bloqueadores ou anti-hipertensivos) ou quaisquer outras causas médicas precisa ser descartada. Compreender agentes estressores e respostas anteriores ao tratamento pode ajudar a moldar um bom plano de tratamento. Entender como quaisquer condições concorrentes se encaixam no quadro de diagnóstico indicam também opções de tratamento.

Sintomas

Assim como com qualquer condição de saúde mental, pessoas com depressão ou que estão passando por um episódio depressivo (também conhecido como depressão maior ou clínica) apresentam sintomas de forma diferente. Mas para a maioria das pessoas, a depressão muda a forma como eles funcionam no dia-a-dia.

  • Alterações no sono. Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer, permanecer dormindo ou dormindo muito mais tempo do que costumavam. Acordar de manhã cedo é comum para as pessoas com depressão maior.
  • Alterações no apetite. Depressão pode levar a perda de peso ou ganho quando uma pessoa pára de comer ou usa comida como um mecanismo de enfrentamento.
  • A falta de concentração. Uma pessoa pode ser incapaz de se concentrar durante a depressão grave. Mesmo lendo o jornal ou seguir o enredo de um programa de TV pode ser difícil. Torna-se mais difícil de tomar decisões, grandes ou pequenas.
  • A perda de energia. Pessoas com depressão podem sentir fadiga profunda, agir  lentamente ou ser incapaz de executar rotinas diárias normais.
  • Falta de interesse. As pessoas podem perder o interesse em suas atividades habituais ou perder a capacidade de sentir prazer. Uma pessoa pode não ter desejo de comer ou fazer sexo.
  • Baixa auto-estima. Durante os períodos de depressão, as pessoas fixam sobre perdas ou falhas e sentem culpa excessiva e desamparo. Pensamentos como "Eu sou um perdedor" ou "o mundo é um lugar terrível" ou "Eu não quero estar vivo" pode surgir.
  • Desesperança. A depressão pode fazer uma pessoa sentir que nada de bom vai acontecer. Pensamentos suicidas muitas vezes seguem estes tipos de pensamentos negativos e precisa ser levado a sério.
  • Mudanças no movimento. Pessoas com depressão podem olhar fisicamente esgotados ou podem ser agitado. Por exemplo, uma pessoa pode acordar de manhã cedo e andar pela chão por horas.
  • Dores físicas. Em vez de falar sobre suas emoções ou tristeza, algumas pessoas podem queixar de uma dor de cabeça ou uma dor de estômago.

Como uma pessoa descreve os sintomas de depressão muitas vezes depende da lente cultural ela está olhando. Em culturas ocidentais, as pessoas geralmente falam sobre os seus humores e sentimentos, ao passo que em muitas culturas orientais, as pessoas se referem à dor física.

Causas

A depressão não tem uma única causa. Ela pode ser desencadeada, ou pode ocorrer espontaneamente sem estar associado com uma crise de vida, doença física ou outros riscos. Os cientistas acreditam que vários fatores contribuem para causar depressão:

  • Trauma. Quando as pessoas experimentam trauma em uma idade precoce, pode causar mudanças de longo prazo na forma como seus cérebros respondem ao medo e stress. Essas mudanças cerebrais podem explicar por que as pessoas que têm um histórico de trauma de infância são mais propensos a sofrer de depressão.
  • Genetica. Os transtornos de humor e risco de suicídio tendem a funcionar nas famílias, mas a herança genética é apenas um fator. Gémeos idênticos têm 100% dos mesmos genes, mas irá desenvolver depressão apenas cerca de 30% dos casos. As pessoas que têm uma tendência genética de desenvolver depressão são mais propensos a mostrar sinais em uma idade mais jovem. Enquanto uma pessoa pode ter uma tendência genética, fatores de vida e os eventos parecem influenciar se ele ou ela nunca vai realmente experimentar um episódio.
  • As circunstâncias da vida. Estado civil, situação financeira e onde a pessoa vive tem um efeito sobre se uma pessoa desenvolve depressão, mas pode ser um caso de "o ovo ou a galinha." Por exemplo, a depressão é mais comum em pessoas que estão desabrigadas, mas a depressão em si pode ser a razão uma pessoa se torna sem-teto.
  • A estrutura do cérebro. Os estudos de imagens mostraram que o lobo frontal do cérebro se torna menos activo quando uma pessoa está deprimida. Padrões cerebrais durante o sono mudança de uma forma característica. A depressão também está associada com mudanças na forma como a glândula pituitária e no hipotálamo responder à estimulação hormonal.
  • Outras condições médicas. As pessoas que têm um histórico de distúrbios do sono, doença médica, a dor crônica, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm maior probabilidade de desenvolver depressão.
  • Drogas e abuso de álcool. Aproximadamente 30% das pessoas com problemas de abuso de substâncias também têm depressão.

Quem desenvolve Depressão

Depressão afeta pessoas de todas as idades e todos os grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. Mas diferentes grupos de pessoas fazem depressão experiência de diferentes maneiras.

Homens. Por razões culturais, os homens podem se sentir mais vergonha sobre sua depressão e simplesmente tentar aguentar ou usar álcool ou drogas para se automedicar. A depressão não tratada nos homens pode ter consequências devastadoras, como os homens tem cerca de quatro vezes mais probabilidades de morrer por suicídio do que as mulheres.

Mulheres. Muitos fatores exclusivos para a vida das mulheres desempenham um papel em saber se eles desenvolvem depressão, incluindo genética, biologia, reprodução, alterações hormonais e relações interpessoais.

Durante seus ciclos menstruais, muitas mulheres experimentam alterações físicas e comportamentais. Estas alterações podem incluir sentimentos de depressão, irritabilidade e outras mudanças físicas e emocionais. Muitas mulheres com depressão apresentam sintomas piores antes de seus períodos. As mulheres que têm síndrome pré-menstrual (TPM) ou transtorno disfórico pré-menstrual (PMDD) vai experimentar sintomas pioram gradualmente até o início da menstruação. Os pesquisadores estão explorando como a mudança cíclica nos hormônios pode afetar a química do cérebro associada à depressão.

Muitas mulheres experimentam uma perturbação do humor temporária após o parto. Mas estima-se que 9-16% das mulheres americanas vão sofrer de depressão pós-parto, uma doença que ocorre após a gravidez. As mulheres com depressão pós-parto pode ter dificuldade para funcionar dia-a-dia, porque a doença pode causar ansiedade, insônia, crises de choro e pensamentos de ferir-se ou a criança.

Idosos. Depressão em idosos muitas vezes não é tratada, porque muitas pessoas pensam que a depressão é uma parte normal do envelhecimento e uma reação natural à doença crônica, perda e de transição social. Sintomas de depressão em pessoas mais velhas podem ser diferentes dos sintomas das pessoas mais jovens. Depressão em idosos pode ser caracterizada por problemas de memória, queixas vagas de dor e delírios. A depressão pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos comumente prescritos para pessoas mais velhas, tais como medicamentos para o tratamento de hipertensão, e condições tais como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, da fractura da anca ou a degeneração macular são conhecidas como estando associadas com o desenvolvimento da depressão.

LGBTQ. Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e questionamento (LGBT) as pessoas estão em maior risco de depressão, porque eles enfrentam regularmente discriminação por parte da sociedade em geral e, por vezes, da família, colegas de trabalho ou colegas de classe. O estigma experimentado por algumas pessoas LGBT pode torná-los mais vulneráveis ​​a problemas de saúde mental, como depressão.

Crianças e adolescentes. Todas as crianças experimentam altos e baixos enquanto crescem, mas para alguns, as consequências não são comuns, são sintomas de depressão. Crianças e adolescentes tem maior risco de depressão são aquelas que têm transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, aprendizagem ou distúrbios de ansiedade e transtorno desafiador opositivo. Um jovem que sofreu estresse ou trauma considerável, enfrentou uma perda significativa ou tem uma história familiar de transtornos de humor está em risco aumentado para depressão.

Crianças com depressão são mais propensos a se queixar de dores e dores do que quer dizer que eles estão deprimidos. Adolescentes com depressão podem se tornar agressivos, se envolver em comportamentos de risco, abuso de drogas ou álcool, ir mal na escola ou fugir. Quando ocorrer um episódio, os adolescentes têm um risco aumentado para o suicídio. Na verdade, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre crianças com idade entre 15-19.

Diagnóstico

Para ser diagnosticado com depressão, uma pessoa deve ter experimentado um episódio depressivo maior que já dura mais de duas semanas. Os sintomas de um episódio depressivo maior são:

  • Perda de interesse ou perda de prazer em todas as atividades
  • Mudança no apetite ou peso
  • Os distúrbios do sono
  • Sentindo-se agitado ou sentimento abrandou
  • Fadiga
  • Sentimentos de baixa auto-estima, culpa ou deficiências
  • Dificuldade de concentração ou de tomar decisões
  • Pensamentos ou intenções suicidas

O diagnóstico da depressão pode ser complicado porque um episódio depressivo pode ser parte da desordem bipolar ou outra doença mental. Como uma pessoa descreve os sintomas muitas vezes depende da lente cultural ela está olhando através. A pesquisa mostrou que os afro-americanos e latinos são mais propensos a ser diagnosticada, para que as pessoas que foram diagnosticadas com depressão deve procurar um profissional de saúde que entende o seu fundo e compartilha suas expectativas para o tratamento.

Tratamento

Embora a depressão pode ser uma doença devastadora, que frequentemente responde ao tratamento. A chave é fazer com que uma avaliação específica e um plano de tratamento. Hoje, há uma variedade de opções de tratamento disponíveis para pessoas com depressão.

  • Medicamentos, incluindo antidepressivos, estabilizadores de humor, e medicamentos antipsicóticos
  • Psicoterapia incluindo a terapia cognitivo-comportamental, terapia focada na família e terapia interpessoal
  • Terapias de estimulação do cérebro, incluindo a eletroconvulsoterapia (ECT) ou estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr)
  • Light terapia, que utiliza uma caixa de luz para expor uma pessoa à luz espectro completo e regular o hormônio melatonina
  • Exercício
  • As terapias alternativas, incluindo a acupuntura, meditação e nutrição
  • Estratégias e educação de autogestão
  • Mente / corpo / espírito abordagens como a meditação, fé e oração

Embora a depressão não pode ser curada, ela pode ser tratada de forma eficaz.

Condições relacionadas

Uma pessoa com depressão podem ter condições adicionais:

  • Os transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Abuso de substâncias

Essas outras doenças podem tornar difícil para tratar a depressão, mas a depressão tratar com sucesso quase sempre melhora a estas doenças relacionadas. O utilização de terapias alternativas e outras combinadas com substâncias geralmente melhora os sintomas da depressão.

 

Tradução livre de : https://www.nimh.nih.gov/health/topics/depression/index.shtml

 

Sugestão para o tratamento da Depressão:

A Erva de São João , vendida como Hiperico é um poderoso antidepressivo. 

Eu costumo comprar da Herbarium ou em gotas em farmácias de manipulação. 

Em gotas facilita o uso, pois é tão potente que às vezes para relaxar eu tomo metade de uma cápsula. Já em gotas muitas vezes 1 ou 2 gotas da substância TM é suficiente.
Outras cas que ajudam muito é a atividade física e a pratica da meditação.ois

 

IMPORTANTE

"existe no Brasil, uma espécie chamada "erva-de-São João" (Ageratum conyzoides, também conhecida por "mentrasto" e por "picão-roxo") que, obviamente, não é a mesma e nem possui nenhuma semelhança na forma, na taxonomia (classificação botânica) ou nas atividades terapêuticas que encerra.

 

Vejam este link 

Erva de São João combate a depressão com ótimos resultados 

Vejam uma postagem muito esclarecedora sobre DEPRESSÃO - Imperdível



Depressão - Sintomas , Causas e Diagnósticos

 




Visitem o meu Blog Gestão, Ética e Liderança

http://blogdoprofessorari.blogspot.com
Me adicionem no Linkedin 

 

 Clique abaixo para saber mais

O novo, inédito, nunca visto antes…

Combate a Depressão

 



Ansiedade: Como vencer?



DIABETE CONTROLADA 



   






Nenhum comentário: