domingo, 8 de novembro de 2015

Como escolher o tema de um TCC





TCC - O que eu faço?
Os trabalhos de conclusão de curso são os fantasmas dos universitários em fase de termino de curso.

Como o estudante não deveria proceder?
Os temas dos TCC´s não devem ficar para serem escolhidos no último momento. A partir do primeiro ano de faculdade os universitários já deveriam começar a pensar no tema de seus TCC´s. Deixar para última hora a definição do tema de seu TCC e ainda estar em dúvida é algo pouco adequado. Mas se esse é o seu caso, não se preocupe, porque embora essa não seja a situação ideal, assim ocorre com grande parte dos universitários. 

Porque a situação acima ocorre com frequência?
Em primeiro lugar por debilidade das universidades que deveriam preparar o aluno para terem os temas de seus TCC´s definidos até no máximo no início do penúltimo ano que precede a formatura.
Em segundo lugar por falta de preparo ou atenção devida por parte dos professores.
E por fim, como bons brasileiros temos o costume de deixar as coisas importantes para a última hora.

Mas se você precisa definir um tema e elaborar um TCC, o que fazer?

Antes de tudo:

Consulte e estude um desses livros que ensina como preparar um trabalho científico, que pode ser um TCC, uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Entendam como um trabalho deve ser desenvolvido. 
Um TCC deve começar identificando um problema, ou o TCC deve buscar resposta a uma pergunta, por exemplo: 

Como avaliar o desempenho de uma empresa do setor atacadista de produtos alimentícios

Elaborada a questão, o TCC deverá procurar responder a pergunta. 

A conclusão poderia ser a proposta de um modelo de avaliação de desempenho para essa empresa.

Vejo que a grande preocupação da maioria dos que consultam é o tema do TCC não se preocuparam com o problema ou a pergunta que irá suportar o tema do TCC, além de todo o desenvolvimento do TCC.

Seguem algumas recomendações importantes:

  • Procure um tema em área com a qual você se identifique. A área tributária para alguns pode parecer horrível, mas para outros pode ser algo a área ideal. Não existe tema ruim, mas sim tema mal desenvolvido.
  • Durante o curso faça um fundo de reserva para cobrir despesas com TCC e outras com conclusão de curso. Aqui não se deve incluir gastos com formatura que é assunto muito diferente. Muitos universitário não podem pagar R$ 500 a 1000 reais para uma revisão do TCC, mas gastam milhares de reais nos finais de semana com outras atividades menos essenciais. Se a partir do primeiro ano o estudante reservar 20 a 50 reais por mês ao final do cursos terá uma pequena reserva que poderá cobrir despesas com TCC. Tenha em mente que uma revisão da metodologia e do português é indispensável.
  • Leia semanalmente revistas, jornais e publicações sobre atualidades e sobre a sua área de estudo. Mantenha-se bem informado. Sabendo o que rola de mais importante sobre a sua área de estudo e sobre as atualidades do que acontece no mundo, você terá melhores condições para definir o tema e fazer o desenvolvimento do TCC.
  • Cuidado com temas acadêmicos mas de pouca utilização prática. Existem algumas abordagens por aí, cujos mentores insistem em defender, todavia possuem pouca ou nenhuma utilização prática.
  • Após definir o tema, procure saber o que existe de  “ best in class “,  ou práticas mais consagradas com relação ao tema. Isso requer que você procure saber o que existe de mais avançado sendo praticado no mercado pelas melhores empresas.
  • Não copie trabalhos prontos. Trabalhos prontos, livros, revistas, links, etc, podem ser usados sempre que tiverem qualidade e no caso, quando houver afinidade com o TCC, devem constar no trabalho como citações e constarem como referências bibliográficas.
  • Siga as normas de formatação e apresentação.
  • Procure incluir alguma pesquisa. Isso enriquece tremendamente os TCC´s.
  • Faça uma revisão ortográfica muito bem feita, se possível contrate um revisor ou procure auxílio de alguma pessoa experiente.
  • Não deixe as coisas para última hora.
  • Prepare o seu TCC pensando no seu MBA ou Mestrado.
  • De o melhor de você, prepare o seu TCC como se todo o seu futuro dependesse dele. Capriche.
  • Não existem temas ruins, mas sim TCC´s ruins.
  • Explore ao máximo seu orientador do TCC, mas se achar que coordenação é ruim, não faça disso motivo para que TCC seja mal feito.
  • Procure estudar publicações consagradas a respeito de como preparar uma tese ou dissertação. Isso vai ajudar bastante.
  • Participe com interesse das aulas de metodologia de trabalhos científicos.
  • Busque ajuda, troque ideias com profissionais experientes.
  • Use questões para “criticar" o tema do TCC. 

Questões como as seguintes poderão ajudar:

1- Esse tema de TCC e de grande interesse? 
2- O tema poderá auxiliar profissionais, empresas, ou entidades em geral? O TCC poderá ter continuidade como uma dissertação de mestrado ou trabalho de Pós? 
3. Existe vasto material bibliográfico sobre o assunto? 
4. Efetuei pesquisas e fiz visitas a bibliotecas de grandes universidades para avaliar o que já foi escrito sobre o tema? 
5. O tema comporta uma breve pesquisa a respeito? Poderei fazer um site ou blog sobre o tema? 
6 Tenho muito a ver com o tema, quer pela minha atividade profissional, quer pela minha afinidade? 
7. Estou disposto a pesquisar muito e investir um bom tempo no TCC?
8. Adquiri e li alguns bons livros sobre metodologia de trabalhos científicos?

O TCC é como um filho. Cuide dele com carinho, de a ele suor e atenção e com certeza ele te trará alegrias.

Boa Sorte, bom TCC.
Se gostou desta postagem deixe um comentário. Seja um seguidor do Blog e ajude a divulgar. Me envie um Email e sugira na sua faculdade ou empresa uma palestra ou simples bate papo comigo .
Visite o meu Blog Profissional : www.professorari.blog.br
Meu email: arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br
PALESTRAS GRATUITAS EM UNIVERSIDADES DA GRANDE SÃO PAULO - POUCAS VAGAS
Veja também:

Nenhum comentário: