quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ginástica para o Rosto e Olhos


Tudo que não é usado atrofia. O exercício frequente ajuda a manter os músculos fortes e as áreas com inúmeras micro veias mais irrigadas do que se não houvesse movimento.

Fonte dessa Foto - Slide Share http://pt.slideshare.net/wendy25001/cheek-augmentationbuildingexercises14062014?next_slideshow=1
Lógico que a ginástica para o olhos deve ser feita com critério e frequência adequados. Mas não tenho dúvidas que a Ginástica Facial auxilia muito na manutenção de músculos e até pele com vitalidade.

Importante que a ginástica facial seja combinada com boas práticas de alimentação, boa qualidade de sono e com cuidados com o sol que também pode detonar a pele.

A ginástica para o rosto a meu ver inclui dois tipos de ginástica distintos. O primeiro tipo é para todas as regiões do rosto menos os olhos e o segundo tipo é a ginastica específica para os olhos.

Primeiro Tipo de Ginástica 

Existe grande tendência de movimentarmos músculos um ou alguns sentidos. Assim se você exercitar músculos com movimentos não usuais irá provocar a movimentação de alguns músculos que normalmente não são ou são pouco exigidos.

Consequências de pouca movimentação de alguns músculos associadas à práticas inadequadas de alimentação, sedentarismo e não se resguardar do sol poderá provocar efeitos catastróficos e acelerar o envelhecimento com forte impacto na aparência.

A seguir deixo algumas recomendações de exercícios faciais. Feitos com frequência e cuidado eles poderão auxiliar.


  • Levantar as sobrancelhas tão alto quanto você pode e mantê-los por cinco segundos.
  • Abra sua boca tão ampla quanto possível e enfiar a língua para fora tanto quanto você pode e segure por alguns segundos.
  • Usando seus três dedos do meio, pressione para baixo em seu rosto e um sorriso tão duro como você pode para aumentar seus músculos bochecha contra seus dedos.
  • Mova seu nariz, tanto quanto você pode a partir de um lado para outro.
  • Levante as sobrancelhas tão alto quanto você pode, abra os olhos tão amplo quanto possível e cenho ao mesmo tempo.
  • Franzir os lábios para fora, tanto quanto possível, no formato de um "O." Em seguida, mude a sua expressão em um largo sorriso. Repita várias vezes.
  • Sente-se em uma cadeira confortável e olhar para o teto. Franzir os lábios e enfiar a língua para fora, tanto quanto possível exercer os músculos do pescoço. 
Fonte: http://fitness.mercola.com/sites/fitness/archive/2010/05/18/the-best-exercises-for-your-facial-muscles-to-stay-looking-young.aspx de 11/06/2016


As poucas pessoas que praticam ginástica facial associada à boa alimentação e estilo de vida saudável poderá levar outros a pensarem que elas fizeram plástica. Mas muitas plásticas seriam evitadas se as recomendações aqui dadas fossem seguidas.

Slide Share mostra uma boa apresentação sobre Ginástica Facial. Veja este LINK

Segundo tipo de Ginastica Facial - Ginástica para os olhos

Muitos óculos seriam evitados se as pessoas exercitassem os olhos. Na realidade não se trata de exercitar os olhos, mas sim os músculos que ficam por trás do globo ocular. Essa musculatura com o tempo vai se afrouxando e os problemas de visão vão se acentuando.

Nossa civilização usa o globo ocular majoritariamente em um único sentido, ou seja para frente. A visão lateral e olhar de rabo de olho, movimenta músculos que são pouco exigidos e portanto que acabam se atrofiando.

Mas o maior mau dos nossos tempos consistem no tempo enorme que permanecemos na frente de computadores e aparelhos de TV´s, e como de costume sempre olhando para frente.

Do site hhttp://www.casasalute.com/en/a-gymnastic-for-the-eyes/ apresento uma tradução livre de interessante artigo publicado, onde parte dele orienta como fazer ginástica para os olhos.

O problema é tão grave que, em 2000, na Itália, três ministérios (de trabalho, de segurança social e de saúde) interveio com o decreto "Orientações para a utilização de equipamentos dotados de visor." Fica estabelecido que, a fim de evitar o aparecimento de visuais problemas, você deve:
- Iluminar adequadamente o local de trabalho, possivelmente com luz natural, através da regulamentação das cortinas ou persianas. O brilho do teclado, tela, documentos e ambiente deve ser o mesmo, a fim de evitar contrastes excessivos;
- Orientar e inclinar a tela para eliminar, tanto quanto possível, as reflexões sobre a sua superfície;
- Assumir a postura correcta em frente do vídeo, de tal modo que o olho de ecrã a distância é igual a cerca de 50-70 cm;
- Coloque o suporte do documento, se presente, na mesma altura e distância dos olhos, a tela, usando os mecanismos de regulação;
- Periodicamente desviar o olhar da tela para olhar para objetos distantes, a fim de reduzir a fadiga visual;
- Durante os intervalos e mudanças planejadas de atividade, você não deve se envolver em atividades que requerem esforço intenso visual, tais como a correção de um texto escrito;
- Cuidado da limpeza regular do teclado, rato e monitor;
Mas não o suficiente
Nós também precisamos fortalecer os músculos do globo ocular para prevenir o envelhecimento e tropismo. Para aqueles que passam muitas horas na frente de um VDU ou que executa uma obra precisa com lentes ou microscópio, o conselho é para cuidar de seus olhos, fazendo alguns exercícios de ginástica para os olhos.

Ela começa com 5 vertical e 5 cortes horizontais, ou seja, você olha para cima e para baixo e, em seguida, da direita para a esquerda e vice-versa. 
Em seguida, ele vai para os cortes de esquadria de cima da esquerda para a direita inferior e vice-versa. 
Em seguida, é a vez dos exercícios de rotação: o olho deve ser girado no sentido horário por 5 vezes e, em seguida, sentido anti-horário. 
Para limpar a cornea deve piscar muito rápido e frequente. 
Na próxima fase, o olho vai completamente aberta e mantida fixa sem bater por 5 segundos. 
Há então a alternativo de focagem de um objecto a 2 cm a 3 m. 
Finalmente é a vez da massagem: com dois dedos, esfregando a pálpebra fechada e, em seguida, aquecendo o olho com as duas mãos.

Se você está em um período de forte sobrecarga visuais eu sugiro que você adicionar aos sucos diários dieta da cenoura e de cranberry, sendo rico em provitamina A, têm uma função protetora sobre a retina. No caso em que você sente seus olhos muito pesado e cansado, duas práticas simples são úteis, embora eu sempre recomendável consultar um especialista:

- Três lavagens com água fria dos olhos duas vezes por dia, a fim de estimular a circulação visuais
- Uma compressa de camomila sobre os olhos para deixar ligado durante a noite, a fim de descansá-los e remover inflamação da conjuntiva.

Você já ouviu falar dos óculos furadinhos? Eu não vendo nem faço propaganda desses óculos, mas parece que ele auxilia na musculatura dos olhos e creio que faz sentido o que dizem a respeito, ou seja auxilia na melhoria visão.