quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Anemia, Suplemento Ferroso e o Mal de Parkison

Postagens deste Blog tem apenas caráter informativo e jamais substituem orientações médicas

São muitas as pessoas que sofrem com anemia.
A anemia pode ser de vários tipos e ter múltiplas causas.
Muitos anêmicos quando vão ao médico saem com uma receita de ácido fólico e recomendações para comer fígado, couve, etc.
Mas será que essa é a orientação adequada?


Vale lembrar que Laboratórios faturam milhões com a venda exagerada de acido fólico e outros medicamentos e médicos são incentivados a receitar esses e outros medicamentos. O Lucro cresce e as causas reais da anemia com frequência não é combatida.

Uma alimentação equilibrada é a maior defesa que o ser humano pode ter contra a anemia e antes de entrar com suplementos o ideal é que se busque formas naturais de acabar ou minimizar a anemia.

Por outro lado, a ingestão contínua de altas quantidades de ferro está associada a diversas doenças, dentre elas mal de Parkinson. Isso porque parte do ferro ingerido na forma de suplementos acaba se depositando no cérebro e outras partes do corpo. Vale lembrar que o ferro contido nos alimentos está de uma forma muito diferente do que nos suplementos.

Para pessoas anêmicas antes de tratar com suplementos recomendo que tentem simultaneamente três diferentes ações:

1- Combater a acidez orgânica - Evitando café, açúcar, farinhas e arroz refinados, alimentos industrializados.
2-Usar alimentos ricos em vitamina C, e recorrer a pequenas doses de ácido ascórbico tomado em intervalo não superiores a  6 horas. Você pode pegar um comprimido efervescente de vitamina C e tomar um quarto a cada 6 horas. É sabido que o acido ascórbico auxilia na absorção do Ferro no Organismo. O raciocínio é simples: o organismo não está absorvendo o ferro dos alimentos, você vai ao médico e eles receitam mais ferro. Então que tal ajudar o organismo a absorver melhor o ferro ao invés de receitar doses cavalares de ferro?
3- Procure ter uma alimentação balanceada, diversificada, orgânica, repleta de alimentos funcionais, integrais. Este blog tem várias postagens conforme links abaixo.

Procure melhorar seus hábitos e monitore seu nível de ferro no sangue e se for recorrer a suplementos que seja uma coisa combinada com hábitos saudáveis.



IMPORTANTE: Nossas postagens tem apenas caráter informativo e jamais substituem orientações médicas.

Super Dicas para uma Alimentação Saudável
Anemia e vegetarianismo



Nenhum comentário: