1) “Para mim fazer”
Esse é um dos erros mais comuns da língua portuguesa. Lembre-se sempre: “mim” não pratica ação e não conjuga verbo. O correto é “para eu fazer”, “para eu dizer”, “para eu escrever”.
2) “Entre eu e você”
Tão comum quanto o item a cima, essa expressão exige que o “mim” seja utilizado após a preposição “entre” – depois de todas as preposições, na verdade, é obrigatório o uso do “mim”.
3) “Ela é meia distraída”
A palavra “meia” utilizada acima não está sendo usada corretamente, uma vez que o correto é utilizar “meio”, que corresponde à ideia de um pouco.
4) “Já são meio-dia e meio”
Dois erros, uma só frase. Nesse caso, o “meio” significa metade e varia com o gênero. Como indica a metade de uma hora, o certo seria “meio-dia e meia”. Além disso, o certo é dizer “já é meio-dia”, porque o verbo “ser” está associado à palavra “meio-dia”, no singular.
5) “Hoje temos menas coisas a fazer”
Seja feminina ou masculina a palavra que precede o “menos”, a palavra sempre será escrita e falada dessa forma: “menos”.
6) “Tomare que hoje chova!”
A palavra “tomare” não existe na língua portuguesa, o seu uso configura-se em um vício de linguagem. A expressão correta é “tomara” .
7) “Moramos naquelas casas germinadas”
O correto é dizer “casas geminadas”. Sempre quando for dizer esse termo, lembre-se de “gêmeos” – tal qual as casas são duplas.
8) “Prefiro digitar do que escrever à mão”
Ao dizer que você prefere algo, automaticamente subentende-se que escolhe-se algo em detrimento de outra coisa, sendo desnecessário e equivocado o uso de “do que”. O correto, então, seria: “Prefiro digitar a escrever à mão”.
9) “Hoje vou embora de a pé”
O correto é “hoje vou embora a pé”, inclusive sem crase, afinal, “pé” é uma palavra masculina.
10) “Há cinco anos atrás entrei nessa empresa”
Nesse caso, é preciso optar entre duas partes da frase: ou usa-se “há” ou usa-se “atrás”, afinal, as duas possuem o mesmo sentido de passado. Desse modo, poderia ser dito: “Há cinco anos entrei nessa empresa” ou “Cinco anos atrás entrei nessa empresa”.