quinta-feira, 9 de junho de 2016

HOMEOPATIA COGNITIVA ESSÊNCIA DOS ELEMENTOS



Veja abaixo um material excepcional que relaciona os compostos homeopáticos aos perfis psicológicos.
Vale muito apena ler com carinho.

Veja direto no site se quiser:

http://www.organon2001.gr/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=294&Itemid=564









http://blogdoprofessorari.blogspot.com.br/2016/06/consultoria-de-alto-nivel-pacotes-de.html



HOMEOPATIA COGNITIVA
ESSÊNCIA DOS ELEMENTOS


 


Abaixo apresentam-se alguns dos principais ideais/valores relativos a estes medicamentos homeopáticos. Nestas descrições é possível que reconheçam certos aspectos da vossa personalidade que podem ser exagerados, dando origem a problemas. Estas observações são essenciais para ajudar o seu homeopata a receitar-lhe um medicamento adequado, sobretudo se ele ou ela exercerem homeopatia cognitiva. Por outro lado, se não se conseguir encontrar nada que se aplique claramente ao seu caso, não se preocupe. Há muitos mais dados que estão registados no
ORGANON REPERTORY , e mais ainda que estão a ser ensinados em seminários de Homeopatia Cognitiva. Estes já estão a ser codificados e classificados para serem incluídos na próxima edição do ORGANON 2001, que será lançada em 2010 e por isso não podem ser descritos nesta actualização de resumo.

A realização e os compostos de carbono
Um factor muito importante na vida é a realização dos nossos empreendimentos. O stress que sentimos incita-nos a intensificar os nossos esforços e resulta na concretização do objectivo desejado. Há indivíduos que se sentem inseguros quanto à sua capacidade de realizar os seus objectivos, e consequentemente sofrem de mais stress. Estes indivíduos necessitam de compostos de carbono (carbonicum).

O amor e os compostos de fósforo

Os indivíduos que colocam o amor entre os seus principais ideais são normalmente expansivos, sinceros, afectuosos e alegres. É provável que lhe digam que se querem sentir amados e que fariam tudo para o conseguir. Muitas vezes sentem que não são tão amados quanto gostariam. As carícias, enquanto forma de expressão, estão relacionadas com a ideia de amor. Os compostos fosfóricos são indicados para aqueles indivíduos que têm um desejo forte de ser amados.

O apreço e os compostos de enxofre

Os indivíduos que colocam o apreço dos outros entre os seus principais ideais são normalmente sérios e ganham o respeito e reconhecimento de quem os rodeia. São indivíduos que recebem elogios frequentemente. Se lhes perguntarmos, dirão que o apreço dos outros é muito importante para si e que se esforçam muito para o obter. Muitas vezes sentem que não são valorizados pelos outros. Os compostos de enxofre são indicados para os indivíduos que gostam muito de ser estimados pelos outros.



Estilos neuróticos

O abandono e os compostos de iodo

Os compostos de iodo são indicados para as pessoas que temem o abandono. Estes indivíduos entendem qualquer distanciamento por parte de outrem como abandono, e por isso querem manter os seus entes queridos sempre por perto. Logo, se alguns pais descrevem o seu filho como querendo estar constantemente consigo e dizem que ele ou ela não os deixa sair sem ele/ela, a insegurança mais profunda da criança é o medo de ser abandonado pelos pais. Na verdade, o abandono é um tema popular nos contos de fadas infantis.

Os maus-tratos e os compostos de bromo
Os compostos de bromo são indicados para indivíduos que foram maltratados durante a infância ou temem vir a sê-lo. Estes indivíduos têm muito medo. Temem constantemente vir a ser maltratados pelos outros. Por vezes o seu medo dos maus-tratos leva-os a reproduzir a violência. É muito comum que crianças que foram maltratadas se tornem em adultos violentos que maltratam os outros.

A necessidade de confiança e os compostos de arsénico
Estes indivíduos têm em grande conta as relações baseadas na confiança. É provável que lhe digam que prezam muito as relações honestas com os outros e por isso são muito formais no seu comportamento em relação aos outros. Muitas vezes temem que os outros os enganem e por isso são particularmente cépticos e têm dificuldade em confiar nos outros.

A necessidade de satisfação imediata das necessidades e os compostos de flúor


Os compostos de flúor (fluoricum) são indicados para indivíduos insatisfeitos e insaciáveis com necessidades acrescidas e exigências constantes de satisfação imediata das suas necessidades. Muitas vezes sentem que não há nada que os possa satisfazer. Quando frustrados podem tornar-se agressivos.

A sensação de perigo e os compostos de azoto
Estes indivíduos imaginam muitas vezes que estão sob ameaças externas Estão sempre vigilantes e não conseguem descontrair-se. Estão constantemente a pensar nas medidas necessárias em caso de perigo. Para estes indivíduos são indicados os compostos de azoto (nítricos, nitrosos, nitricum).

A desilusão fácil e os compostos de cloro
Os compostos de cloro são adequados para indivíduos que se desiludem facilmente ou que temem sofrer desilusões nas suas relações com os outros. O seu medo da desilusão torna-os introvertidos.

A sensibilidade emocional e os compostos de crómio
Os compostos de crómio são indicados para indivíduos que são hipersensíveis e se ofendem facilmente. Porque têm medo de ser magoados, são especialmente introvertidos e cautelosos no seu comportamento.

A incapacidade e os sais de boro

Estes indivíduos sentem-se diferentes e inferiores em relação aos outros. São indivíduos que crescem com uma incapacidade. Normalmente são muito introvertidos e têm dificuldade em exprimir os seus sentimentos. Os compostos de boro serão úteis no tratamento do problema destes indivíduos e ajudá-los-ão a integrarem-se socialmente.

Relações entre homens e mulheres e os sais de sódio (natrium)

Um dos aspectos mais importantes da vida é a relação entre os sexos. Através deste processo a natureza cria as condições necessárias para a procriação do ser humano. Através desta relação nascerão crianças. Com o nascimento de crianças cria-se uma família para lhes proporcionar a protecção necessária até crescerem e se tornarem auto-suficientes.
Os sais de sódio são adequados para indivíduos que atribuem uma grande importância às relações e ao companheirismo. Por outras palavras, recomendam-se àqueles que ou despendem muita energia para este fim ou cujas inseguranças residem nesta área. Por conseguinte, os sais de sódio são indicados para os indivíduos cujas inseguranças giram em torno das suas relações.

Seguem-se informações sobre alguns sais de sódio:

· Os indivíduos Natrium Muriaticum sentem-se desiludidos na sua relação. Nomeadamente, têm medo de ser desiludidos na sua relação ou no passado sofreram grandes desilusões na sua vida amorosa.
· Os indivíduos Natrium Phosphoricum têm a sensação constante de não serem amados na sua relação.
· Os indivíduos Natrium Sulphuricum têm a sensação constante de não serem valorizados na sua relação.
· Os indivíduos Natrium Iodatum acreditam que serão abandonados pelo seu parceiro e fazem tudo para o evitar.
· Os indivíduos Natrium Bromatum sentem que são maltratados na sua relação.
· Os indivíduos Natrium Bichromicum magoam-se facilmente na sua relação.
· Os indivíduos Natrium Carbonicum sentem-se incapazes de lidar com a sua relação.
· Os indivíduos Natrium Arsenicosum sentem-se extremamente desconfiados na sua relação, são incapazes de confiar e acreditam que o seu parceiro é egoísta e falso.
· Os indivíduos Natrium Nitricum têm uma sensação constante de um perigo que não conseguem identificar na sua relação e acreditam que algo fatal irá acontecer ao seu parceiro.
Os indivíduos Natrium Fluoratum sentem-se insatisfeitos na sua relação. Por conseguinte, vivem numa luta interior constante para a terminar.

O medicamento Borax é uma combinação de boro e sódio. Este medicamento satisfaz as necessidades daqueles que se sentem diferentes e inferiores em relação aos outros e ao mesmo tempo têm dificuldade em criar uma relação.


A necessidade de pertencer e os sais de potássio (kalium)
Os sais de potássio são adequados para indivíduos que consideram muito importante pertencer a um grupo. O primeiro grupo a que pertencemos após o nascimento é a nossa família. Mais tarde, através dos contactos sociais, formamos um grupo de amigos. Por conseguinte, os sais de potássio são indicados aos indivíduos cujas inseguranças estão relacionadas com a sua família ou amigos.

Seguem-se informações sobre alguns dos principais sais de potássio:


Os indivíduos Kalium Carbonicum têm sentimentos intensos de inadequação e sentem-se incapazes de lidar com as situações sem o apoio dos amigos.
Os indivíduos Kalium Phosphoricum sentem que os seus entes queridos não se preocupam consigo. Os doentes acreditam que a sua família ou amigos não gostam deles. Por isso, esforçam-se constantemente para obter o seu afecto e atenção.
Os indivíduos Kalium Sulphuricum sentem uma necessidade intensa de serem estimados pelos seus entes queridos. O indivíduo está constantemente a tentar obter a sua aprovação. Noutros casos, a pessoa pode sentir-se subvalorizada pelos seus entes queridos.
Os indivíduos Kalium Muriaticum têm medo de ser desiludidos pelos seus entes queridos. Em certos casos, dizem que sofreram grandes desilusões no passado.
Os indivíduos Kalium Bichromicum têm medo de ser magoados pelos seus entes queridos. Em alguns casos o indivíduo afirma ter sido profundamente magoado por eles.
Os indivíduos Kalium Iodatum têm medo de ser abandonados pela família ou amigos.
Os indivíduos Kalium Bromatum sentem-se intensamente maltratados pelos amigos e família. Noutros casos, os indivíduos tem medo de ser maltratado sem o apoio dos amigos.
Os indivíduos Kalium Arsenicosum são incapazes de confiar nos amigos, de cujo apoio necessitam. Acreditam frequentemente que os seus amigos irão aproveitar-se de si.
Os indivíduos Kalium Fluoratum sentem que os membros do grupo de cujo apoio precisam não satisfazem as suas necessidades, que são obviamente insaciáveis. Por conseguinte, vivem numa constante luta interior para terminar estas relações.

Os indivíduos Kalium Nitricum sentem constantemente que os membros do grupo de que dependem estão em perigo ou que algum mal lhes irá acontecer.


A necessidade de um ambiente seguro e o grupo do cálcio (calcarea)

Como dissemos anteriormente, a família fornece a segurança e protecção necessárias para o desenvolvimento das crianças. Quando os indivíduos atingem a idade adulta, já não precisam desta segurança e protecção. Contudo, apesar de serem adultos, certos indivíduos ainda precisam que lhes dêem segurança e protecção e parecem estar presos à sua infância. Para estes indivíduos, os sais de cálcio são particularmente adequados.
Seguem-se informações sobre alguns dos principais sais de cálcio:
· Os indivíduos Calcarea Carbonica sentem-se incapazes de viver sem alguém que lhes dê segurança e protecção. Sentem uma ansiedade intensa quando lhes falta a segurança de que tanto precisam.
· Os indivíduos Calcarea Phosphorica sentem que não são amados pelos seus pais ou pela figura parental, tal como o seu patrão, professor etc.
· Os indivíduos Calcarea Iodata sentem que serão abandonados pela sua figura parental, nomeadamente pela pessoa de cuja protecção necessitam.
· Os indivíduos Calcarea Sulphurica têm dúvidas quanto à estima dos seus pais. Muitas vezes sentem que não são tão valorizados quanto os seus irmãos, ou têm a necessidade constante de ser estimados pela sua figura parental (professor, patrão). Por isso, esforçam-se muito para obter o seu apreço.
· Os indivíduos Calcarea Arsenicosa sentem uma necessidade intensa de segurança e protecção, mas não confiam naqueles cujo apoio procuram. O indivíduo pode pensar: “Até o meu pai pode aproveitar-se de mim. Nem sequer posso confiar no meu próprio pai”.
· Os indivíduos Calcarea Fluorica têm muitas necessidades que esperam ver satisfeitas pela figura parental que os protege. Embora recebam todo o apoio, nunca estão satisfeitos. Por conseguinte, estes indivíduos demonstram uma raiva intensa em relação aos seus pais, algo que também pode ser exprimido através de uma hostilidade intensa em relação ao sistema social.
· O indivíduo Calcarea Muriatica afirma: “Fui desiludido pelos meus pais” ou “tenho medo de ser desiludido pelos meus pais”. Este medicamento também se aplica quando um doente necessita de segurança e ao mesmo tempo se desilude facilmente.
· Os indivíduos Calcarea Bromata têm um historial de maus-tratos durante a infância, ou imaginam que serão maltratados pelo pai verdadeiro ou simbólico, cuja protecção procuram.
· Os indivíduos Calcarea Chromica sentem-se profundamente magoados pelo pai verdadeiro ou simbólico, de quem esperam receber segurança e protecção.
· Os indivíduos Calcarea Nitrica sentem que perderão os seus pais, de quem precisam para lhes proporcionar segurança e protecção. Este tipo não é muito comum actualmente, mas encontra-se com frequência em indivíduos que tenham passado por uma guerra.

A sensação de orfandade e os sais de magnésio
Os sais de magnésio estão relacionados com a orfandade. São úteis para pessoas que crescem órfãs. Após uma das minhas aulas em Novosibirsk, na Sibéria, a doutora Natália Titjeva decidiu aplicar o conhecimento sobre os sais de magnésio no orfanato da cidade. Veio então a observar que quase todos os problemas das crianças eram aliviados pelo uso de sais de magnésio.

Para além da orfandade genuína, também existe a orfandade imaginária. Os indivíduos, mesmo que tenham pais, sentem-se sozinhos no mundo. Por vezes acreditam que os seus pais não são os verdadeiros. Tais indivíduos pensam que os seus pais não os criaram da forma correcta. Noutros casos, a sensação de orfandade pode desenvolver-se após um período num colégio interno.

Seguem-se informações sobre alguns dos principais sais de magnésio:
Os tipos Magnesia Phosphorica sentem uma falta de amor aliada a uma sensação de orfandade. Estes indivíduos têm uma necessidade constante de receber afecto do ambiente que os rodeia e muitas vezes sentem que os outros não se preocupam consigo. Quando vemos um indivíduo que pertence ao grupo de magnésio a pedir afecto, deve considerar-se a administração de Magnesia Phosphorica. Noutros casos, um indivíduo deste género pode sofrer de depressão porque nunca foi amado.
Os tipos Magnesia Sulphurica podem ultrapassar a sensação de orfandade através do apreço. Isto significa que podem tentar ultrapassar a orfandade procurando ganhar a consideração dos outros. Nestes casos, os indivíduos tentam ser o centro das atenções e obter admiração e aprovação.
Os indivíduos Magnesia Arsenicica adoptam uma atitude particularmente cautelosa em relação ao mundo. Acreditam que, uma vez que são órfãos, toda a gente vai tentar explorá-los. Por conseguinte, tentam controlar tudo o que está à sua volta para não serem roubados ou enganados.

Os tipos Magnesia Iodata, para além da sensação de orfandade, sentem uma ansiedade intensa por temerem vir a ser abandonados.
Os tipos Magnesia Carbonica estão associados a um elemento acentuado de inadequação. Nestes casos, os indivíduos têm lacunas em muitas áreas e estão sempre a perguntar-se se vão conseguir sobreviver etc. Este medicamento lida com os esforços dos órfãos para serem independentes bem como com as consequências destes esforços.

Os tipos Magnesia Fluorica, para além da sensação de orfandade, também têm grandes necessidades que não podem ser satisfeitas por nada. Os indivíduos desenvolvem uma hostilidade intensa em relação ao sistema social, que consideram cruel e impiedoso.

Os tipos Magnesia Muriatica, para além da sensação de orfandade, demonstram uma sensação acentuada de desilusão.
Os tipos Magnesia Chromica incluem órfãos que se ofendem facilmente, mesmo com a mais ligeira crítica.
Os tipos Magnesia Nitrica temem constantemente que algo de muito mau lhes aconteça e que permaneçam órfãos para sempre. Temem que algo mau aconteça a quem entrar em contacto consigo ou que adoeçam e morram: “A família que estou a criar vai morrer tal como aconteceu aos meus pais".
Os tipos Magnesia Bromata incluem órfãos com noções graves de maus-tratos. Quando as noções de orfandade e maus-tratos coexistem num órfão, é provável que tenham sido maltratados num instituição e por isso temam voltar a sê-lo. Também pode significar que embora não tenham sido maltratados, vêem a realidade sob essa perspectiva.

A independência e os sais de bário (baryta)

O elemento que prevalece no grupo do bário é a dificuldade em alcançar a independência. Os indivíduos não se sentem auto-suficientes, dependem da sua família. Os indivíduos do grupo do bário têm uma constante sensação de inferioridade. Sentem-se inadequados em relação aos outros e que serão os piores em tudo o que fizerem, e por isso pensam que os outros estão sempre a escarnecer de si. Por conseguinte, são muitas vezes tímidos e reservados Raramente criam novas amizades.

A regularidade e os sais de prata (argentum)

É comum ouvirmos as pessoas descreverem-se como extremamente regulares. Estas pessoas sofrem com as inconsistências dos outros. Sobretudo na Grécia, onde a situação é ainda pior. Há alguns anos, quando um doente apresentava uma regularidade excessiva como característica, considerava-o normal e difícil de mudar através da homeopatia. No entanto, isto mudou quando me interessei pela homeopatia cognitiva e obtive um conhecimento profundo dos compostos de argentum. Convém realçar que ao tomarmos um sal de argentum, não nos tornamos irregulares. Simplesmente passamos a ser mais flexíveis. Seremos menos rígidos connosco próprios e com os outros. E se por acaso nos desviarmos ligeiramente do nosso plano, não será o fim do mundo. Existe uma solução para tudo. Em todo o caso, se normalmente chega atrasado aos seus compromissos e isto não o aflige, então os sais de argentum não são adequados para si.

Vejamos a descrição mais detalhada de alguns sais de argentum:

Os indivíduos Argentum Metallicum exibem uma regularidade excessiva. Os indivíduos do grupo argentum são demasiado regulares. Neste tipo, a regularidade prevalece acima de qualquer outro conceito, na sua forma mais pura. Os indivíduos sentem a necessidade de seguir o seu plano meticulosamente, ser pontuais nos seus compromissos, cumprir o prometido. O exagero desta característica perturba o indivíduo e as pessoas que o rodeiam.

Os indivíduos do grupo argentum são particularmente racionais. As suas emoções são controladas pela razão. Contudo, a regularidade não tem lugar no mundo das emoções. Por conseguinte, as emoções dos indivíduos do grupo argentum são controladas, não existe uma expressão impulsiva, e o controlo da razão prevalece. A sua capacidade de comunicação reprimida liberta-se através do debate, canto, representação ou escrita. O seu desejo de conversar e a sua boa disposição tornam estes indivíduos sociáveis. Mas embora sejam muito eloquentes, têm dificuldade em exprimir as suas emoções. A sua dificuldade em exprimir as suas emoções faz com que os outros os vejam como frios. No que toca à sexualidade, onde a capacidade de comunicação é essencial, estes indivíduos são de um modo geral controlados durante o acto sexual e falta-lhes paixão e espontaneidade.


Outra característica acentuada que resulta da regularidade é a pressa. Os indivíduos do grupo argentum estão constantemente apressados como se tivessem um compromisso marcado.

Descrevemos o tipo psicológico do grupo argentum antes do indivíduo apresentar sinais de um problema clínico. Os sintomas clínicos deste tipo envolvem várias neuroses. Os indivíduos Argentum Metallicum apresentam frequentemente sintomas de ansiedade ou neuroses hipocondríacas. Nestes tipos, existe uma aversão ao diálogo, aversão ou medo de aparecer e falar em público, dificuldade ou aversão a qualquer processo relacionado com o pensamento. Este medicamento também é indicado para casos em que uma mente hiperactiva e o controlo acrescido impedem outras funções, como nas perturbações psico-sexuais ou em problemas de infertilidade.

Os indivíduos Argentum Nitricum apresentam todas as características do grupo argentum, acrescentando-se-lhe ainda a característica da sensação de perigo. Logo, no que diz respeito à regularidade, os indivíduos imaginam que existe um perigo de serem irregulares. Esta sensação de perigo torna os indivíduos excessivamente regulares. Por isso é que são tão conscienciosos quanto aos seus deveres, ou estão sempre com pressa para serem pontuais.
Nas fobias, como a claustrofobia, agorafobia ou fobia de “mau desempenho”, recomenda-se o Argentum Nitricum. Descobriu-se que na agorafobia existe um medo de exposição a tentações sexuais às quais possamos sucumbir. A fobia do mau desempenho refere-se ao medo de não correspondermos a expectativas elevadas. Ambos os distúrbios podem ser associados de forma razoável à regularidade. Tais casos apresentam muitas vezes os sintomas de um ataque de pânico, típicos do grupo nítrico. Este padrão está associado à ansiedade e medo intensos em conjunto com vários sintomas físicos. Existe com frequência um medo da loucura, morte ou comportamento incontrolável. O Argentum Nitricum também é recomendável para o medo da ribalta em indivíduos que tenham uma sensação de perigo sobre como se exprimirem, nomeadamente quanto a desempenharem adequadamente o seu papel.

O Argentum Nitricum também é aconselhável para o comportamento hipocondríaco. Os indivíduos acreditam que sofrem de uma doença incurável. Consultam médicos frequentemente. É fácil consolá-los, mas assim que ouvem dizer que alguém está doente, começam a pensar que também eles serão afectados. Estão constantemente à procura de apoio da sua família relativamente ao seu problema. Por vezes, reduzem consideravelmente as suas actividades profissionais porque pensam que o trabalho lhes é prejudicial.
As perturbações obsessivas compulsivas também podem ocorrer nos indivíduos Argentum Nitricum. Os indivíduos são dominados por impulsões e temem que estas se concretizem. Por exemplo, alguém pode ser dominado pela ideia de empurrar um amigo de um precipício ou de meter a mão numa tomada ou ventoinha. Por conseguinte, aproximam-se da fonte de perigo e ficam obcecados pela impulsão “faço ou não faço isto…” Também podem apresentar sintomas de depressão com tendências suicidas.
O Argentum Nitricum também pode ser adequado em casos de disfunções sexuais em jovens adolescentes que tenham dificuldade em ter relações sexuais pela primeira vez ou estejam preocupados com o seu desempenho no acto sexual que está prestes a acontecer. Embora tenham uma erecção, perdem-na assim que tentam a penetração. Da mesma forma, as raparigas podem sofrer de secura vaginal. Também podem ter medo de ser negligenciadas pelo seu parceiro ou sentir que podem não o satisfazer ou que ter relações sexuais vai contra os seus princípios.

Também é recomendável a adultos que estejam excessivamente preocupados com as suas obrigações profissionais de tal modo que são incapazes de relaxar quando estão com a sua parceira porque estão a pensar em trabalho, perdendo assim a sua erecção. O Argentum Nitricum, quando recomendado, ajuda os indivíduos a exprimirem-se sexualmente, reduzindo o autocontrolo excessivo e a sensação de perigo.
Por fim, podem existir sintomas de esgotamento nervoso. Os indivíduos estão cansados e sem vontade de trabalhar. Demonstram fadiga mental e preguiça. Não conseguem concentrar-se e são incapazes de estudar.
Os indivíduos Argentum Sulphuricum têm uma tendência para serem regulares aliada a uma necessidade intensa de serem valorizados. Contudo, neste tipo, a tendência para a regularidade é excessiva.


O Argentum Sulphuricum é o medicamento homeopático mais fiável da matéria médica. É adequado para os chamados “marrões” que são criticados pela sua atitude. Por exemplo, estudantes que nunca faltam a uma aula, são diligentes e tomam notas detalhadas, e ao mesmo tempo tendem a racionalizar excessivamente, concentram-se muitos nos pormenores e são incapazes de ter uma perspectiva global. São excessivamente racionais e têm uma capacidade de imaginação limitada. Estudam incessantemente; são absorvidos pelos seus estudos e certificam-se de chegar sempre a horas aos seus compromissos. São sempre pontuais e fazem tudo o que for possível para chegar cedo às aulas.

Uma vez conheci uma criança que sofria de insónia devido ao seu medo de não acordar a horas para ir para a escola. Todas as noites ajustava dois despertadores, mas ainda assim temia que eles não soassem e ele não acordasse, chegando atrasado à escola. Também tinha outra característica, que já tinha encontrado antes em indivíduos Argentum Sulphuricum. Falava tão depressa que era quase impossível alguém compreender o que dizia.
Um adulto que sofria de neurose obsessiva compulsiva e melhorou bastante após tomar este medicamento, ao tentar explicar porque falava tão depressa, disse-me que fala assim para conseguir encaixar tudo que tem a dizer, como se houvesse um limite de tempo que o impediria de acabar o que tem para dizer. Como é óbvio, após tomar este medicamento a sua forma de falar melhorou juntamente com o resto dos sintomas.

Os indivíduos Argentum Muriaticum são caracterizados por se desiludirem facilmente e terem uma tendência interior para serem regulares. Estes indivíduos desiludem-se com a inconsistência dos outros. É mais adequado para indivíduos do grupo Argentum que têm um historial de depressão e cuja desilusão está patente na sua expressão facial.

Os indivíduos Argentum Muriaticum Natronatum têm tendência para a regularidade e todas as suas consequências, mas também se desiludem facilmente na sua vida amorosa. Noutros casos, existe o medo de serem desiludidos pelo seu parceiro. Por conseguinte, estes indivíduos podem mencionar que estão sozinhos porque têm medo de ser desiludidos ou porque não conseguem encontrar ninguém que seja tão regular quanto desejam. Também é possível que mencionem várias ocasiões anteriores em que foram desiludidos pela inconsistência do seu parceiro.

Os indivíduos Argentum Muriaticum Kalinatum têm semelhanças com os indivíduos Argentum Muriaticum Natronatum, mas no caso dos primeiros não é a relação amorosa que prevalece na sua mente, e sim a relação com a família ou os amigos. Por conseguinte, é possível que estes indivíduos mencionem desilusões anteriores por parte de amigos ou família, porque não foram tão regulares quanto desejariam. Também é possível que falem no seu medo de serem desiludidos pelos amigos ou a família devido à sua inconsistência.

Os indivíduos Argentum Chromicum demonstram uma tendência acentuada para se magoarem facilmente. São indivíduos particularmente regulares que se ofendem facilmente com as acções e palavras dos outros. Um comentário ou gesto insignificantes para as pessoas normais é capaz de ofender o doente do grupo Argentum Chromicum. Quando magoados, normalmente não o exprimem aos outros, limitando-se a recolher-se no silêncio. Uma vez que se magoam facilmente, são muito cuidadosos na escolha das pessoas às quais se associam e no seu comportamento em relação aos outros. Quando magoados pelo ambiente social, é possível que desenvolvam depressões ou comportamento hipocondríaco. Na verdade, têm invariavelmente uma tendência para o comportamento hipocondríaco.

Os indivíduos Argentum Phosphoricum esforçam-se para conquistar o afecto das pessoas através da sua regularidade, e também exigem que os outros sejam regulares na expressão do seu afecto. É por isso compreensível que interpretem a inconsistência dos outros como indiferença. São muito extrovertidos, têm muitos interesses, muitos amigos e conhecimentos, adoram viajar e são sexualmente arrebatadores.

Os indivíduos Argentum Arsenicosum têm tendência a ser muito formais para não abalar a confiança dos outros.

Os indivíduos Argentum Iodatum evitam ser abandonados aos serem regulares. Quando as outras pessoas são inconsistentes, vêem-no como abandono.

Os indivíduos Argentum Bromatum evitam a ilusão de serem maltratados ao serem regulares.
A necessidade de criatividade e os sais de ouro (aurum)

O toque de Midas é frequentemente utilizado para descrever alguém que é tão criativo que, metaforicamente, torna tudo aquilo em que toca em ouro. A verdade científica subjacente desta expressão é particularmente relevante para os sais de aurum na homeopatia. Os sais de aurum estão associados à criatividade. São indicados para pessoas particularmente competentes. Indivíduos visionários, criativos, fanáticos do trabalho. A criatividade traz-lhes grande felicidade. São os vencedores na corrida da concorrência leal. Por isso é que a medalha de ouro é atribuída àqueles que chegam em primeiro lugar. (Os que chegam em segundo recebem a medalha de prata. Isto significa que a sociedade atribui mais importância à criatividade do que à regularidade).

Contudo, quando este elemento existe em excesso, os indivíduos começam a sofrer da "doença do ouro". São incapazes de apreciar as coisas simples da vida e correm o riso de ser afectados pela melancolia. São como Midas que transformava tudo o que tocava em ouro, mas era infeliz porque não podia apreciar as coisas que as pessoas normais tinham.
É importante realçar que muitas vezes as pessoas que estão sob tratamento homeopático afirmam que passado algum tempo reparam que têm uma maior criatividade e novas ideias. Isto é algo natural e que é de prever. A criatividade, enquanto conceito, tem uma importância superior no universo. A criatividade é muito importante para os seres humanos. Quanto melhor o nosso estado mental, maior é a nossa capacidade de criar.

Os indivíduos Aurum Metallicum demonstram uma aptidão excessiva para serem visionários. Ter uma visão e trabalhar para a concretizar é essencial para se ser bem sucedido. Contudo, o estado mental do grupo Aurum Metallicum está muito distante da tendência para a visão altruísta, ou seja ter visões sociais sem motivos egoístas. Pelo contrário, o indivíduo Aurum Metallicum está associado à visão egoísta.
Por conseguinte, estes indivíduos desejam ter sucesso, ser os melhores e esforçam-se muito por isso. Trabalham de manhã à noite para o alcançarem. Os indivíduos do grupo aurum são muito trabalhadores. Trabalham de forma incansável e sistemática. Possuem uma motivação interior para concretizarem as suas visões. Mas se ficam em segundo lugar consideram-no um grande fracasso. Os indivíduos do grupo aurum não toleram a derrota. Quando perdem, adoecem porque querem ganhar sempre.

O indivíduo do grupo Aurum é sério, carrancudo, muito responsável e sensível. Não toleram que duvidem deles. Normalmente o seu comportamento também não o permite. São regulares e apressados. Querem que o seu trabalho seja feito depressa e bem.
Possuem uma força interior que é evidente para os outros. Por conseguinte, facilmente se tornam em líderes de um grupo ou uma família. Todos confiam nele. São como a estabilidade de um rochedo e a segurança de um abrigo para os outros, como um porto. São generosos para com os outros, trabalham para eles, mas não sem proveito pessoal. Embora sejam generosos para com as outras pessoas, também precisam que estas estejam a seu lado. Por conseguinte, facilmente se sentem abandonados, negligenciados, e como se estivessem a perder o afecto dos outros, o que os enfurece.

Estes indivíduos, apesar da força interior que possuem e emanam, são especialmente sensíveis. Facilmente se magoam ou desiludem, se sentem humilhados, abandonados ou subvalorizados, e podem zangar-se facilmente. Esta raiva pode ser violenta. Nesses momentos tornam-se pessoas diferentes. Contudo, normalmente não exprimem a sua raiva.
Os indivíduos Aurum Sulphuratum demonstram todas as características do Aurum com uma inconfundível influência adicional do enxofre. Estes indivíduos sentem-se subvalorizados pelos outros ou fazem grandes esforços para conquistar o seu apreço, aprovação e admiração. Podem ser visionários e líderes naturais, mas é comum sentirem que, apesar dos seus esforços, não são valorizados. Também podem ser indivíduos fortes em quem toda a gente confia, e ainda assim sentirem que não recebem o devido reconhecimento. Estão constantemente a tentar obter reconhecimento. Quando, apesar dos seus esforços, fracassam, tornam-se irritáveis e muito críticos em relação aos outros.

Os indivíduos Aurum Iodatum combinam o aurum com as características do iodo, nomeadamente o medo de se ser abandonado. São por isso indivíduos resolutos e visionários, mas também têm medo de ser abandonados por aqueles que os apoiam. Devido ao medo do abandono, ligam-se demasiado aos outros e tentam mantê-los por perto a todo o custo.
O medo de serem abandonados faz com que se entreguem aos outros, ainda que duma maneira excessiva. Uma vez que o comportamento dos outros é muitas vezes visto como um abandono, estes indivíduos tornam-se irritáveis.

O indivíduo Aurum Muriaticum demonstra um sentimento geral de desilusão. É a desilusão de alguém cujas visões não se concretizaram, quer devido às adversidades da vida, quer porque os outros não cumpriram o seu dever. A desilusão dos indivíduos com características do grupo Aurum pode ser direccionada àqueles que apoiaram e ajudaram. Também é provável que, embora na verdade nada de grave tenha acontecido, estes “visionários” simplesmente lhe digam que se desiludem facilmente. Também é possível que tenham medo de ser desiludidos pelas pessoas que apoiam, com quem são generosos e pelas quais trabalham arduamente.
São introvertidos e não exprimem as suas queixas aos outros. Não toleram ser contrariados e exigem obediência. Quando isto não acontece, zangam-se com os outros.
Os indivíduos Aurum Muriaticum Natronatum exibem as principais características do Aurum combinadas com desilusões frequentes na sua vida amorosa ou o medo de serem desiludidos na sua relação.

Estes indivíduos são muito exigentes na escolha dos seus parceiros porque têm medo de ser desiludidos. Noutros casos, apenas criam relações informais e evitam envolver-se seriamente. É um excelente medicamento para aqueles que estão hesitantes quanto ao casamento. Ao mesmo tempo, têm tendência a ser visionários com todas as características associadas do grupo Aurum. Os indivíduos Aurum Muriaticum Natronatum sentem muitas vezes que devem dominar na sua relação para não sofrerem desilusões. Isto pode ocorrer frequentemente durante a puberdade, que é um período especialmente turbulento e em que o tema das relações é muito pertinente. O Aurum Muriaticum Natronatum é um medicamento muito útil para as depressões resultantes de desilusões nesta idade. Pode existir uma tendência suicida ou até mesmo tentativas de suicídio. Contudo, a existência de desilusões amorosas anteriores não é uma condição necessária para a administração deste medicamento. Pode ser adequado para a tendência suicida em qualquer idade e por qualquer motivo. Contudo, nestes casos existe uma desilusão crónica na vida amorosa do indivíduo.

Os indivíduos Aurum Arsenicosum, além das características do grupo Aurum, demonstram as características do Arsenicum: nomeadamente, falta de confiança, e um receio intenso de se ser roubado ou enganado. Por conseguinte, podem ser ambivalentes; são os pilares e os líderes do grupo, e no entanto não conseguem confiar nas mesmas pessoas que apoiam e orientam. Isto torna-os muito controladores. Querem controlar tudo e todos. Também demonstram uma tendência para a ordem e a diligência. Querem ser bons em tudo o que fazem e atormentam-se a pensar se fizeram o que deviam, ou se o que fizeram foi correcto ou errado.

Os indivíduos Aurum Bromatum acreditam que serão maltratados, quer porque são bem sucedidos, quer devido às suas visões e ao que alcançaram de um modo geral. A sensação de que serão alvo de maus-tratos se não forem bem sucedidos, também pertence à psicopatologia deste medicamento.Os indivíduos Magnesia Arsenicica adoptam uma atitude particularmente cautelosa em relação ao mundo. Acreditam que, uma vez que são órfãos, toda a gente vai tentar explorá-los. Por conseguinte, tentam controlar tudo o que está à sua volta para não serem roubados ou enganados.

O medo de ser castigado e os sais de zinco


A principal característica do grupo do zinco é um medo intenso de se ser castigado. Os indivíduos do tipo Zincum Metallicum são excepcionalmente regulares, mas esta regularidade deve-se ao seu medo de serem castigados. São muito cuidadosos no seu comportamento porque receiam ser presos pela polícia por infringirem a lei.

Descrevemos alguns dos padrões clínicos dos medicamentos homeopáticos, bem como várias histórias de vida. Ao comparar a descrição destes medicamentos com as descrições de matéria médica homeopática anterior, concluímos que as descrições actuais são mais abrangentes e substanciais porque o indivíduo é descrito de forma mais aprofundada. É por isso compreensível que esta forma de pensar seja vista como o futuro da homeopatia.

Também possui uma vantagem adicional. O processo de selecção de um medicamento homeopático através deste método não é influenciado por outros medicamentos. Isto é porque, enquanto os parâmetros físicos são influenciados pelas substâncias farmacêuticas, as crenças e princípios fundamentais do indivíduo permanecem constantes e inalteradas. Tal torna a homeopatia num importante método terapêutico complementar e abre novos horizontes no tratamento da doença.

A Homeopatia Cognitiva é um novo campo da homeopatia que se tem desenvolvido rapidamente nos últimos anos Já está a ser ensinada oficialmente, desde 1998, como uma metodologia fundamental na Universidade da Amizade dos Povos de Moscovo. Enquanto metodologia é indispensável para aqueles que desejam melhorar o seu estado mental.

Contudo, infelizmente nem todos os homeopatas estão informados acerca desta metodologia e pouco estão preparados para aplicá-la. Por isso, se desejar seguir este tipo de homeopatia, recomenda-se que averigúe se o seu homeopata recebeu formação em homeopatia cognitiva.



Palestras e Treinamentos com o Palestrante e Consultor Ari Lopes

  • Palestra Ética Empresarial
  • Palestra para Vendas e Marketing
  • Gestão e Liderança com Ética
  • Capacitação de Analistas Financeiros e de Negócios
  • Melhores Práticas em Vendas
  • Preparando líderes
  • Desenvolvendo Estratégias com SWOT Analysis
  • Organizações de Alta Performance
  • Gestão em tempos de crise
  • Controladoria de Negócios




Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br


Um comentário:

Rudmar disse...

Visão com muita propriedade e clareza. Comprovada em clínica