quinta-feira, 23 de julho de 2009

MÉDICO E MÉDIUM NAILTON JATOBÁ TENÓRIO LIDERA MOVIMENTO PELA MEDICINA INTEGRAL

Fundador do Lar Espírita André Luiz, em Barreiras-BA, Tenório psicografou recentemente o livro "Pelos Caminhos da Vida", cuja temática principal é a cura pela espiritualidade


O médico e médium Nailton Jatobá Tenório, autor do livro recém lançado Pelos Caminhos da Vida, com o Espírito Estevão, coordena na cidade de Barreiras, no cerrado baiano, um grupo de profissionais de várias disciplinas que buscam a cura pela Medicina Integral. Segundo ele, trata-se de uma forma de prática médica que busca associar o benefício do atendimento físico à conquista do trabalho espiritualizado.

Médico cirurgião, professor, fundador e presidente do Lar Espírita André Luiz, Tenório está capacitando médicos, dentistas, psicólogos e pessoal de administração que tenham em comum a crença na cura espiritual. Quer implantar um Ambulatório de Medicina Integral cujo modelo seja replicável em outros grupos. "A Medicina Integral busca reverter a tendência médica de se especializar e especificar demais. A medicina materialista conta com subespecialidades, o que torna o médico cada vez mais técnico. Queremos resgatar no profissional o sentimento de fazer o bem a um ser humano, sem tratá-lo como um órgão ou mesmo uma máquina", salienta.

Nessa nova forma de praticar medicina, Tenório pretende que os profissionais de saúde deixem de tratar 'a ponta do iceberg', ou seja, a doença, para tratar do homem como organismo biológico que sofre algum mal. "Além disso, na Medicina Integral expandimos o raio de ação exclusivamente material para tratar também do perispírito, que faz a interface entre corpo material e espírito. Nossa medicina trata do 'ser integral' e considera que as patologias transitam do físico para o espiritual e vice-versa. Queremos mostrar que o homem, com suas decisões e atitudes, pode acarretar doenças físicas que maculam o perispírito", relata.

O trabalho - Na primeira fase do grupo multidisciplinar que opera no Lar Espírita André Luiz, profissionais prestam serviços voluntários à comunidade. "Nesta etapa, estamos nivelando os conhecimentos de todos. Promovemos o atendimento formal, que começa com anamnese, exames físicos e complementares e respectivo diagnóstico, e trabalhamos os problemas espirituais de cada paciente. A ideia não é apenas tratar da doença", explica.

O médico cita como exemplo um distúrbio cada vez mais comum na modernidade, a depressão: "Ela é fruto do desgaste das relações e da sensação de solidão e ineficiência. Se considerada uma questão de relação do ser com o universo, devemos abrir as portas do espírito para trabalhar com as boas energias que podem emanar dele e do pensamento. Um tratamento com antidepressivos melhora o dia a dia da pessoa, mas não pode ser conduzido por toda a vida. Por isso é importante obter o equilíbrio de energias, que devolverá ao organismo suas defesas naturais, aos poucos dispensando os medicamentos".

Segundo Tenório, o ser humano tem facilidade de entrar no círculo vicioso de dor e sofrimento e é nisso que a Medicina Integral deve ajudar, física e espiritualmente. Ele salienta, porém, que isso só ocorre se a pessoa acreditar em si mesma e na possibilidade de renovação. "Nossos médicos e profissionais da saúde devidamente credenciados vão orientar também para o caminho espiritual do paciente. Depois desse treinamento e trabalho voluntário inicial, estará instalado o Ambulatório de Medicina Integral, que busca oferecer bem-estar físico e espiritual".

Pelos Caminhos da Vida, o novo romance espírita da Vivaluz Editora, é uma obra que tocará aqueles que acreditam que o homem é um ser completo, com o corpo e o espírito em harmonia. Psicografado pelo médico e médium Nailton Jatobá Tenório, o livro é de autoria do Espírito Estevão que, não por coincidência, escolheu o cirurgião para falar de um assunto que domina: a busca pela cura.

O livro conta a história de Francisco, um espírito que reencarna com a missão de levar ao mundo a cura física e espiritual por meio de seu trabalho como médico. Com pouca consciência de sua missão, o jovem estudante de Medicina envereda por caminhos que quase o fazem se perder, mas sua fé o faz voltar ao rumo certo. Ele, assim, enfrenta o descrédito por parte de colegas de profissão e até de pacientes, já que muitos não acreditam que diversas são as ocasiões em que as doenças físicas se manifestam por influência do espírito doente. Aos que se permitem ser curados pela intercessão espiritual, Francisco dá o apoio necessário e serve como elo entre os planos material e espiritual.

Serviço:

Obra: Pelos Caminhos da Vida
Autor: Nailton Jatobá Tenório / Espírito Estevão
Publicação: Vivaluz Editora
Número de páginas: 278
Preço de Capa: R$ 29,00
Formato: 14 x 21 cm



Sobre o Espírito Estevão e Nailton Jatobá Tenório

Nailton Jatobá Tenório é um alagoano de Maceió, nascido em 1964. É mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, e leciona na Faculdade de São Francisco de Barreiras, na Bahia, onde reside desde 2002.

Teve seu primeiro contato com a mediunidade aos 14 anos de idade, quando viu um irmão desencarnado dentro de um carro que ocupava. Por conta das visões frequentes que passou a ter desde então, interessou-se pelo Espiritismo, participando de diversos grupos espíritas. Em 2003, juntamente com outros irmãos espíritas, fundou em Barreiras o Lar Espírita André Luiz, do qual é presidente.

Tenório recebe a orientação do grupo de espíritos responsáveis pela direção do Lar, como Anselmo, irmão Fraterno, Antonio César e Estevão, que o convidou a psicografar. Já está em andamento o próximo livro e lançou, também, o CD Canta Paz, álbum Anjo de Luz, com letras e músicas enviadas por intermédio de irmãos espirituais.

Os direitos autorais da obra Pelos Caminhos da Vida foram doados pelo médium e autor espiritual ao Lar Espírita André Luiz, de Barreiras.

Sobre a Vivaluz Editora

A Vivaluz Editora tem como vocação divulgar, por meio de suas obras, a Doutrina Espírita - a fim de que se torne, cada vez mais, conhecida e compreendida por todas as pessoas, especialmente por aquelas que estão em busca de esperança e esclarecimentos diante dos enigmas da existência terrena. Parte da renda obtida com as vendas gera recursos para apoiar obras assistenciais como, por exemplo, o Grupo Cristão Assistencial Casa do Pão, instalado na cidade paulista de Atibaia. O conteúdo dos livros editados pela Vivaluz Editora são analisados e avaliados por um conselho doutrinário.

Nenhum comentário: