quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CIGARRO AUMENTA RISCO DE PROBLEMAS NA VISÃO

Três fumantes para cada não fumante vão desenvolver catarata. Degeneração macular e evento tromboembolítico na retina também podem ser provocados pelo hábito de fumar regularmente
Alerta está no Healthy Sight Institute, iniciativa da Transitions para levar informações ao público sobre como manter uma visão saudável.

O cigarro também é um fator de risco para a saúde visual. Fumar é um hábito que aumenta, por exemplo, as chances de um indivíduo desenvolver catarata no futuro. Três fumantes para cada pessoa não fumante vão desenvolver o problema. Além disso, fumantes têm risco aumentado de adquirir mais cedo uma degeneração macular, problema relacionado normalmente com a idade e antecipado no caso de pessoas que fumam.

O alerta faz parte de um levantamento do Healthy Sight Institute, iniciativa da Transitions Optical do Brasil, empresa especializada em lentes fotossensíveis, para levar informações ao público sobre como manter uma visão saudável. De acordo com o documento, baseado em diversos estudos realizados em todo o mundo sobre o tema e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), fumar também causa danos oculares por conta de uma combinação de efeitos oxidativos, neurovascularização, trombose e inflamações.

"Muitas pessoas desconhecem os riscos que o cigarro também pode representar para a saúde visual", explica a oftalmologista Luciene Fernandes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "E o que é pior, como a saúde visual é quase sempre deixada em segundo plano, pouca gente relacionada seus problemas visuais com a possibilidade de serem agravados pelo cigarro", completa.

Fumantes passivos

Os fumantes passivos também não deixam de sofrer com os riscos que o cigarro representa para a saúde visual. Recentes pesquisas já sugerem que o fumo passivo também contribui para algumas doenças oculares, caso da catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). "Novamente, os riscos do cigarro não se resumem apenas ao fumante", completa Luciene.
Healthy Sight Institute: http://www.healthysightinstitute.com/

Nenhum comentário: