quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ICESP APLICA TÉCNICA DE CONGELAMENTO DE CÉLULAS PARA TRATAR CÂNCER DO RIM INÉDITA NO SUS

Técnicas de Crioterapia e Radiofreqüência são realizadas em pacientes atendidos no Instituto do Câncer e cura até 90% dos casos

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria do Estado da Saúde, é a primeira unidade pública do Estado a utilizar as técnicas de Crioterapia (congelamento do tumor) e radiofreqüência (aquecimento do tumor) para o tratamento de câncer de rim. Os procedimentos são altamente eficientes na cura desse tipo de câncer, destruindo totalmente cerca de 90% dos tumores com até três centímetros.


Utilizando uma espécie de seringa que penetra diretamente no tumor, a lesão é destruída, ou a uma temperatura de -20°C (Crioterapia) ou com temperatura superior a 60°C (Radiofreqüência). O resultado é a destruição total das células cancerígenas do local, que ficam mortas e completamente inativas.
"Minimamente invasivas, as técnicas favorecem a recuperação do paciente. Além disso, o procedimento como um todo é muito rápido", explica Marcos Dall'Oglio, chefe da urologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Prevenção
Estudos indicam que a incidência mundial do câncer de rim aumentou 43% nas últimas três décadas e atualmente equivale a 2% dos carcinomas em adultos. Mais uma vez, a prevenção e detecção precoce são aliadas fundamentais para garantir a cura da doença. "Fumo, histórico familiar de câncer de rim e uso prolongado de medicamentos diuréticos são fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de um tumor renal", alerta Dall'Oglio.
A boa notícia é que exames simples como a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada, realizadas em check-up's, podem identificar o problema precocemente. E nestes casos, as chances de cura são superiores a 90%.
Mais de 50% dos tumores de rim são descobertos em exame de rotina e quando diagnosticados sem nenhum sintoma, as lesões são menores que quatro cm em 28% dos casos, facilitando o tratamento e ampliando as chances de cura.

Nenhum comentário: