sexta-feira, 7 de maio de 2010

REPÓRTER ECO DESTA SEMANA VAI DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL À EXTINÇÃO ANIMAL


No meio da "bagulhada televisiva"  apresentada aos domingos, a TV cultura é uma boa alternativa. Vejam a seguir:




Programa de domingo (9/5) da TV Cultura leva o telespectador até cachoeiras e grutas em área preservada, mas também revela o perigo de extinção de tubarões

O Repórter Eco da TV Cultura exibe neste domingo (9/5), a partir das 17h30, matéria especial direto do Parque Estadual Intervales, relembra projetos de inclusão social através da reciclagem e mostra pesquisa inédita que analisou alimento ingerido pelo tubarão azul.

O Parque Estadual Intervales, localizado no interior de São Paulo, é uma das mais preservadas reservas contínuas de Mata Atlântica do país. Considerado referência na área de ecoturismo, em seu habitat caminham juntos preservação, equilíbrio e educação ambiental. A equipe do programa acompanhou monitores que trabalham para diminuir o impacto sobre a fauna e a flora locais que abrigam cachoeiras e grutas.

A repórter Cláudia Tavares foi até São Vicente, litoral sul de São Paulo, para conhecer detalhes de uma pesquisa inédita realizada pela equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Teodoro Vaske Júnior integra o grupo de pesquisadores que estuda a alimentação de grandes tubarões na costa do Brasil. A dieta de uma espécie de tubarão ensina um pouco mais sobre a biodiversidade marinha. O levantamento realizado não só avaliou o alimento ingerido como também revelou uma situação preocupante: o lixo encontrado no estômago do animal. Essa espécie de tubarão azul é a mais abundante do planeta e ainda não é ameaçado de extinção. Mas, segundo a União Internacional para a conservação da natureza (IUCN), esse perigo pode se dar por conta da pesca intensiva.

Em comemoração aos 18 anos do programa, o público revê projetos de inclusão social realizados por Ongs. Com ajuda dessas instituições moradores de rua e jovens carentes aprenderam o ofício de reciclagem e resgataram a auto-estima.

Apresentado por Márcia Bongiovanni o Repórter Eco, é exibido semanalmente, sempre aos domingos, às 17h30, e reapresentado às sextas-feiras, a partir das 7h30.

Conheçam a REDEBICHOS.  A proteção e defesa dos animais levada a sério: http://redebichos.ning.com

Nenhum comentário: