quinta-feira, 14 de abril de 2011

Farinha de frutas oferece diversos benefícios para a saúde

Publicado em 09/09/2010


Site //http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/farinha-de-frutas-oferece-diversos-beneficios-para-saude.html 


Nutricionistas alertam que para conseguir todas as vantagens da farinha de banana verde, maracujá, uva ou açaí, é preciso beber muita água.

Duas colheres de farinha de banana verde misturadas na água meia hora antes do almoço deram um sumiço na barriguinha de Laura. “Eu comecei tem dois meses. Eu vestia 40, agora estou vestindo 38”, diz.
A farinha de banana verde é o auge hoje das farinhas porque já está comprovado que a fibra dela é conhecida como amido resistente.
Ele vai alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor.
Na farinha feita com o bagaço da laranja o poder de queimar gorduras é ainda maior, mas atenção: é preciso ter certeza que é a laranja citrus aurantium, caso contrário, a pessoa consome a farinha de laranja, como fonte de fibra.
A farinha de maracujá tem pectina, uma fibra solúvel que além de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduz a absorção da gordura dos alimentos. Segundo pesquisas a pectina se transforma numa espécie de gel no estômago e diminui a fome.
Estudos já comprovaram também que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. “Também rica em resveratrol, ajuda a evitar o câncer”, diz Karin Honorato, nutricionista
Já os atletas podem usar a farinha do açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. “O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, a farinha não tem lipídios”,explia a nutricionista.

Atenção: para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.
Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, no máximo quatro colheres por dia, mas se o interesse for pelos outros benefícios das farinhas ela pode ser misturada até no feijão com arroz.
A chef e nutricionista, Andrezza Eufrázio, ensina como fazer a farinha de maracujá:
Ingredientes
1Kg de maracujá
Modo de preparo:
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Informações Nutricionais (Porção de 30g):
- Valor Calórico: 40Kcal
- Carboidratos: 8g
- Proteína: 2g
- Gorduras Totais: 0g
- Gorduras Saturadas: 0g
- Colesterol: 0mg
- Fibra Alimentar: 18g
- Çálcio: 78mg
- Ferro: 2mg
- Sódio: 0mg.
-
Nutricionista tira outras dúvidas (ouça os melhores momentos)
Onde conseguir farinha de frutas? É melhor fazê-la em casa ou comprá-la pronta? Qual o tipo que ajuda mais no emagrecimento? Para responder as dúvidas dos internautas do Jornal Hoje, a nutricionista e chefe de cozinha Andrezza Eufrásio participou de um bate-papo aqui no site. Ela contou que uma das principais vantagens da farinha de frutas sobre a fruta “in natura” é a possibilidade de aproveitar melhor alguns nutrientes.
“Às vezes, a fibra da fruta está concentrada na parte que jogamos fora. Por exemplo, quando a gente quer consumir maracujá, fazemos um suco. Não consumimos aquela polpa branquinha, que é onde está maior quantidade de fibras e que normalmente dispensamos”, explicou.
A farinha de maracujá, inclusive, tem um outro benefício que vai agradar quem quiser perder alguns quilos. Segundo a nutricionista, essa farinha é a que mais auxilia no emagrecimento. “A fibra chamada pectina, que existe no maracujá, é muito importante para isso. Além disso, a farinha inibe a absorção de gordura”, disse. Mas fez questão de ressaltar que é necessário tomar bastante água junto. "Senão pode não funcionar, pode ficar com o intestino preso.”
O fato de a farinha de frutas ter muitos benefícios não significa, no entanto, que ela possa ser ingerida em excesso. Segundo Andrezza, não existe relação entre a quantidade a ser tomada e o peso da pessoa, mas em todo caso o ideal é até três colheres de sopa de farinha por dia.
“Uma colher já dá um aporte vitamínico bem interessante. Não dá para dar uma quantidade de fibras muito grande para o seu organismo se ele não está acostumado. Pode haver acúmulo de gases. Depois, você pode passar a tomar duas e então três colheres”, disse, acrescentando que, mesmo nessa quantidade, o melhor é ir consumindo de pouquinho em pouquinho ao longo do dia - de manhã, à tarde e à noite.
Além disso, ela destacou que não devemos substituir completamente a fruta pela farinha proveniente dela.
“Tem que ter um equilíbrio. Quando estou mastigando uma maçã ou banana, estou trabalhando minha musculatura e a parte motora, o que ativa a liberação de suco gástrico, essencial para a digestão da comida. A farinha precisa funcionar como um complemento. Quando levamos a fruta para o forno, alguns nutrientes como a vitamina C também se oxidam. Portanto, é importante sempre comermos a fruta in natura também.”
Onde comprar
“Hoje em dia é fácil conseguir farinha de frutas em lojas de fitoterápicos”, disse Andrezza. “Mas é sempre importante saber a procedência dela. Às vezes as pessoas agem de má fé, colocam farinha de trigo no meio para render mais. Então eu recomendo que veja a embalagem atentamente”.
Independentemente de você comprar a farinha ou fazer na sua própria casa, a nutricionista reforçou que a forma de conservá-la é a mesma: num recipiente fechado e seco. “Para fazer a farinha, tiramos toda a água da fruta. Se ela ficar úmida, pode estragar. Não é bom deixá-la exposta.”

Nenhum comentário: