quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alimentos funcionais podem reduzir os riscos de câncer de mama

O câncer de mama é um dos mais frequentes entre pessoas do sexo feminino. Consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Sabe-se que estão predispostas a ter esse tipo da doença mulheres na menopausa, que tiveram menstruação precoce, fazem uso de álcool, engravidaram depois dos 30 anos, sofrem de estresses ou tomam anticoncepcional.

Pode-se tratar o câncer de mama junto a uma dieta ortomolecular, para evitar a proliferação de tumores na doença já instalada e controlar o aparecimento de casos em familiares geneticamente predispostos.

A alimentação antes, durante ou após o aparecimento destes tumores é de vital importância para o sucesso do tratamento instituído. O consumo de alimentos funcionais pode contribuir para a manutenção da saúde e reduzir o risco da doença.

São alimentos funcionais todos aqueles que apresentam em sua composição substâncias biologicamente ativas que funcionam como remédios. Entre eles podemos citar:

SOJA (GLYCINE MAX) – possui tocoferóis, fitosteróis e fosfolipídios. Na soja, encontra-se em abundância a isoflavona, fitoestrógeno que tem ação estrogênica e antiestrogênica, e também atua junto aos hormônios femininos diminuindo a circulação destes e reduzindo seus efeitos deletérios, o que contribui para a prevenção da doença.

LINHAÇA – também chamada de Linum Usoitassimum, é rica em lignana, que possui efeito protetor contra o câncer de mama. Trata-se de um fitosteróide que simula a ação do estrogênio e tem ação negativa em relação ao tecido mamário. Ou seja, a lignana neutraliza o efeito do estrogênio na mama, além de impedir a angiogênese, isto é, o aparecimento de novos vasos sanguíneos, o que evita a proliferação de tumores alimentados por sangue.

PEIXES MARINHOS – Os peixes de água salgada são ricos em ômega 3, que protege a mama de tumores. Também atua como antiinflamatório e evita a degeneração celular. Sabe-se que muitos dos tumores de mama na sua fase inicial são estrogênios dependentes e a inibição de inflamação impede a produção de estrogênio.

CURCUMA – o açafrão da índia (CURCUMA LONGA) pode ser encontrado nas cores amarela e vermelha, e é um dos alimentos funcionais mais importantes. O cúrcuma é um fitoquímico que tem potencial anticancerígeno e mata células tumorais. A curcumina do curry indiano pode inibir o aparecimento de vasos sanguíneos que alimentariam o tumor.
Sobre Dra. Sylvana Braga

* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.
 

Nenhum comentário: